Pinhais investe em sustentabilidade com 3 veículos elétricos para Meio Ambiente e Guarda Municipal

Com investimento de quase meio milhão de reais, do Fundo Municipal de Meio Ambiente, picapes e veículo urbano de carga serão utilizados para serviços de manutenção e patrulhamento da Guarda Municipal em áreas de lazer.

A Prefeitura de Pinhais entregou nesta terça-feira (17) três novos veículos 100% elétricos, que passam a reforçar as ações desenvolvidas no Parque das Águas. Os utilitários foram adquiridos por meio de pregão, com recursos do Fundo Municipal de Meio Ambiente, em investimentos que somam mais de R$ 470 mil.

O Departamento de Bosques, Parques e Praças, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), recebe uma picape e um veículo urbano de carga, que irão auxiliar nas rotinas de manutenção e ações de educação ambiental. Além disso, a Guarda Municipal passa a contar com uma nova viatura, que contribuirá para o patrulhamento e a segurança dos frequentadores dos espaços de lazer do município.

Na cerimônia de entrega, realizada no Espaço Boulevard do Parque das Águas, a prefeita Rosa Maria destacou que a compra dos veículos elétricos, que não emitem poluentes, contempla o item de sustentabilidade presente no plano de governo. “Uma cidade mais sustentável nós fazemos com muita educação ambiental, com atitudes diferenciadas. Os veículos elétricos também passam por esse investimento. Temos no município um Conselho do Meio Ambiente muito forte, muito cuidadoso e o Fundo Municipal de Meio Ambiente é que patrocinou, que investiu quase meio milhão de reais nesses três veículos, muito importantes para o trabalho com a sustentabilidade em nossa cidade”, exaltou.

A secretária municipal de Meio Ambiente, Rosana Boeira Ilhéu, celebrou a chegada dos utilitários. “Estamos muito felizes por esta conquista, a secretaria já vem trabalhando nesse conceito de sustentabilidade, e nós precisávamos desse reforço. Então a nossa equipe foi buscar essa possibilidade. Vamos ter aqui o apoio da nossa Guarda Municipal, da Defesa Civil, justamente para cuidar deste espaço. E também enaltecer o trabalho da educação ambiental, que faz toda a diferença, porque esse é o caminho que nós procuramos, por meio da educação, nós podemos mudar alguns conceitos que ainda persistem. Então, esse trabalho é para agregar e trazer os profissionais para cuidar das nossas belezas, como os nossos parques”, finalizou.

Presente no evento, o presidente da Câmara Municipal, vereador Anderson Pioco, parabenizou a iniciativa da prefeitura, destacando o apoio que os novos veículos irão proporcionar às equipes de Meio Ambiente e da Guarda Municipal. Também participaram da entrega dos carros elétricos o vice-prefeito Marcinho, o secretário interino de Segurança e Trânsito e procurador-geral do Município, Alfredo Borges Moreno, a secretária de Governo, Ana Paula Cordeiro Mendes, o superintendente da Guarda Municipal, Carlos Eduardo Abrantes; as vereadoras Miss Preta e Professora Haline Siroti e os vereadores Amarildo Amaral, Arnaldo do Vizinho Solidário, Bitoca, Leandro do Zezinho e Sargento Almeida.

Os Heróis da Reciclagem, mascotes das ações de Educação Ambiental da prefeitura, também marcaram presença na entrega das chaves às equipes. Representando os materiais recicláveis, as personagens se destacam pelo objetivo do município em desenvolver políticas ambientais eficazes e educativas, promovendo o uso responsável dos recursos naturais e a reciclagem.

Benefícios do veículo elétrico

Os veículos 100% elétricos adquiridos pela Prefeitura de Pinhais possuem bateria de 15,7 kWh, com autonomia de 160 km, quando completamente carregados. A Secretaria de Meio Ambiente estima uma economia média de R$ 50 a cada carga completa, comparado com um abastecimento de 10 litros de gasolina em um veículo convencional, que consome esta quantidade de combustível para rodar 160 km.

Além da economia, o veículo elétrico tem outros benefícios ambientais:

– Menor emissão de gases poluentes. Não queima combustível fóssil;

– Menor poluição sonora;

– Menor custo de manutenção (não tem óleo do motor, velas de ignição ou escapamento, entre outros componentes usados em veículos a combustão).

Compartilhe este artigo!