Outubro Rosa – ACP encerra as atividades com palestra, desfiles de moda e outras atividades para a autoestima da mulher

Para marcar o encerramento das atividades promovidas pela Associação Comercial do Paraná – ACP da Campanha do Outubro Rosa em prol da conscientização e prevenção do câncer de mama e do colo de útero, a entidade promoveu nesta quinta-feira (20) uma noite recheada de atrações para resgatar a autoestima da mulher em remissão ou em tratamento do câncer.

Aberta para toda a comunidade, a cerimonia contou com a palestra da fisioterapeuta, sexóloga e mentora de mulheres, Cida Dornelles, que falou sobre o resgate do feminino após o tratamento e cura do câncer de mama.

“Esta é uma noite para as mulheres presentes no evento, mas também para todas as outras que lutam esta batalha e não pudera estar aqui. A partir do próximo ano a ACP promoverá ações para a conscientização no combate e prevenção ao câncer de janeiro a janeiro”, disse a vice-presidente e coordenadora do Conselho da Mulher Empresária, Albanir Fraccaro.

O Conselho foi responsável pela organização e promoção da noite que foi uma verdadeira celebração à vida de mulheres em tratamento de câncer de mama. Elas foram modelos em um desfile de moda com roupas de lojas de empresárias membros do conselho.

O desfile foi encerrado com a participação especial da Princesa Word 22 e Miss Baby Word 2022, Valentina Dal Negro. Uma oportunidade para lembrar que o cuidado para a prevenção ao câncer e outras inúmeras doenças deve começar cedo, seguindo as orientações médicas e vacinando as crianças de acordo com suas idades. “A prevenção deve ocorrer todos os dias e um dos cuidados que nós podemos tomar já com as nossas crianças é a vacina do HPV disponível na rede pública de saúde. Esse é o primeiro passo para cuidar das crianças que serão as mulheres do futuro”, destacou Faccaro.

A noite também contou com um leilão e sorteios com produtos doados por empresários associados que arrecadou um total de R$ 3.730. O valor será destinado para a Associação Amigas da Mama – AAMA.

“Que noite gostosa para fazer o bem para pessoas que muitas aqui nem mesmo conhecem e que passam pelo tratamento do câncer. Essa é a nossa missão diária, trazer um pouco de conforto para aquelas mulheres que passam por momentos de muitas dificuldades e mostrar que existe vida sim após o câncer”, disse a vice-presidente da entidade, Maria Aparecida Rodrigues dos Santos, ao agradecer a doação.

O vice-presidente da ACP e coordenador das Câmaras Setoriais, Antonio Gilberto Deggerone, que na ocasião representou o presidente da entidade, Camilo Turmina, lembrou que o câncer é mais comum entre as famílias do que se pensa e que por isso é preciso desmistificar a doença e apoiar sempre causas de prevenção. “A causa de estarmos reunidos hoje aqui é conhecida pela maioria das famílias. Todo mundo tem alguém na família ou conhece um amigo muito próximo que já passou ou ainda passa pelo tratamento do câncer. Por isso, devemos nos unir e incentivar sempre a prevenção e a realização de exames preventivos”, contou.

Cerimoniado pela associada da ACP Giselle Suardi, o evento ocorreu na sede do Instituto de Engenharia do Paraná – IEP, que se colocou como parceiro na causa. “O IEP se sente honrado de sediar um evento tão importante como esse. Como uma instituição de engenharia sabemos das dificuldades de mulheres em quatro cidades do Paraná passam para conseguir fazer exames preventivos como a mamografia porque não são pavimentadas e os caminhões que levam equipamentos para tal não podem circular em estradas de terra uma vez que estes são desregulados no trajeto”, afirmou o presidente do IEP, Nelson Luiz Gomez.

O evento contou ainda com a participação de Valquíria Gomes, presidente do Conselho Estadual de Direitos da Mulher e chefe do Departamento de Políticas Públicas para a Mulher no Governo do Estado do Paraná, Daniela Miranda, Diretora da Associação Brasileira de Agências de Regulação – Abar, Rose Traino, esposa do presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Ademar Traino e representantes do Instituto Esperança.

Compartilhe este artigo!