-
Anuncie: (41) 99774-0190
Na Smart City Expo Curitiba, presidente da Assembleia anuncia iniciativas que vão contribuir com a implementação de cidades

Foto: Valdir Amaral/Alep
Entre as novidades apresentadas pelo deputado Alexandre Curi (PSD), estão a criação do Código do Empreendedor e da Política Estadual de Apoio e Incentivo às Cidades Inteligentes – Paraná Inteligente.
O presidente da Assembleia, deputado Alexandre Curi (PSD), participou da abertura da 6ª edição do Smart City Expo Curitiba, o maior evento de cidades inteligentes das Américas, e falou sobre as iniciativas de inovação e transparência promovidas pela Casa nos últimos anos, além de fazer anúncios que vão contribuir com a implementação de cidades inteligentes no Paraná.
“Desde 2023, a Assembleia Legislativa devolveu quase R$ 1 bilhão de reais aos cofres públicos e se tornou a quarta Assembleia mais transparente do Brasil. Onde implementamos controle de frequência por reconhecimento facial, digitalizamos processos e recebemos o Selo Diamante de Transparência”, afirmou ao anunciar a criação do Código do Empreendedor e da Política Estadual de Apoio e Incentivo às Cidades Inteligentes – Paraná Inteligente.
De acordo com ele, a iniciativa de criar o Código do Empreendedor não pretende ser apenas uma atualização de normas. “O que estamos propondo é reunir, em um só lugar, toda a legislação que afeta quem quer investir no Paraná. Seja para quem já tem uma empresa, para quem quer implantar ou ainda ampliar seus negócios”, explicou ao comentar que essa consolidação será feita através de um amplo diálogo com a sociedade, audiências públicas, consultas e debates.
“Eficiência significa construir cidades inteligentes, onde a tecnologia e a inovação são usadas para melhorar a qualidade de vida e trazer felicidade para as pessoas. E o Código do Empreendedor faz parte dessa transformação. Ele garantirá segurança jurídica para quem quer investir aqui. É um compromisso real com a desburocratização, a transparência e a criação de um ambiente de negócios mais favorável”, disse Curi. Hoje, quem deseja empreender no Paraná precisa enfrentar um emaranhado de 20.986 leis e 254 leis complementares.
Política de incentivo
Já o projeto de lei que institui a Política Estadual de Apoio e Incentivo às Cidades Inteligentes – Paraná Inteligente visa estimular a criação e o desenvolvimento, pelos municípios, do sistema regulatório e da infraestrutura administrativa, de pessoal e de serviços necessários à implementação de cidades inteligentes. “O propósito da iniciativa é contribuir com o fortalecimento da gestão pública municipal, promovendo o desenvolvimento sustentável, a inovação administrativa e a valorização de políticas públicas que tornem as cidades paranaenses mais eficientes, inclusivas e preparadas para os desafios contemporâneos”, disse o presidente do Legislativo.
A proposta considera como cidades inteligentes os espaços urbanos e rurais caracterizados por uma inteligência coletiva e direcionados para o investimento em capital humano e social, o desenvolvimento econômico sustentável e o uso de tecnologias para aprimorar e interconectar os serviços e a infraestrutura das cidades, de modo inclusivo, participativo, transparente, seguro e inovador, com foco na responsabilidade ambiental e na elevação da qualidade de vida e do bem-estar dos cidadãos.
O presidente também anunciou que nos próximos dias a Casa de Leis deve assinar um convênio com o Google para trazer a Inteligência Artificial (IA) para dentro da Assembleia visando otimizar e desburocratizar o Poder Legislativo. Curi participou do painel “Fórum Econômico Smart Brasil”, com o sócio e diretor da iCities, Caio Castro, o especialista líder em Comércio e Investimento do Setor de Integração e Comércio do BID, Leonardo Lahud e o presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin.
Estande da Assembleia
No estande da Assembleia é possível fazer um tour com óculos de realidade virtual pela Casa de Leis, uma visão única e abrangente dos principais espaços do Poder Legislativo. Os visitantes podem explorar virtualmente o edifício, começando com uma visão panorâmica externa, seguida de uma entrada no interior do prédio para ter acesso a detalhes de locais emblemáticos como o Plenário, o Salão Nobre e as salas de comissões.