-
Anuncie: (41) 99774-0190
Junho Vermelho: doadores de sangue ganham passeio de tirolesa no Parque de Vila Velha
Durante todo o mês de junho, quem for ao parque estadual em Ponta Grossa e comprovar doação de sangue com carteirinha ativa a partir de 1º de março de 2024 ganha um passaporte para o passeio.
O Parque Estadual de Vila Velha, nos Campos Gerais, encabeçou a campanha para incentivar a doação de sangue entre seus visitantes. A campanha “Paraná, terra de sangue bom” foi lançada no início deste mês pelo Governo do Paraná. Durante todo o mês de junho, quem for a Vila Velha e comprovar a doação de sangue com carteirinha de doador ativa a partir do dia 1º de março de 2024, ganha um passaporte para o passeio de tirolesa.
“O turismo também é uma área onde se pode trabalhar a solidariedade, que os paranaenses têm de sobra. Além de ser um benefício para curtir um passeio espetacular, é uma oportunidade para salvar vidas e nós do Governo do Estado e da Secretaria apoiamos atitudes como essa”, disse o secretário do Turismo do Paraná, Márcio Nunes.
“Sempre buscamos estar engajados em diversas ações que favoreçam o próximo, seja em campanhas anuais, como em datas pontuais. Dessa vez, a nossa iniciativa busca enaltecer e reconhecer as pessoas que doam sangue, um gesto muito nobre e uma ação que pode salvar muitas vidas”, destaca o gestor do Parque, Leandro Ribas.
A doação de sangue pode ser feita em uma das 23 unidades do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar). A campanha estadual reforça a necessidade de mais doadores para manter os estoques de sangue que salvam centenas de vidas todos os dias em, pelo menos, 384 hospitais públicos, privados e filantrópicos, distribuídos em todas as regiões do Estado. Eles correspondem a 93% dos leitos do Sistema Único de Saúde (SUS).
De acordo com a diretora do Hemepar, Vívian Patrícia Raksa, uma bolsa de 450 mililitros de sangue, doada exclusivamente por uma pessoa, pode salvar até quatro vidas. “Com uma bolsa de 450ml é possível a produção de quatro tipos de hemocomponentes: plasma, concentrado de hemácias, plaquetas e crioprecipitado”, destaca.
OUTRAS ATRAÇÕES – O mês de junho também tem uma atração especial ligada ao turismo gastronômico, com a alcatra na pedra e outros pratos típicos da região, disponíveis nas lanchonetes do parque. Entre os dias 15 e 22 deste mês, o espaço fornece a Caminhada Noturna.
Já nos dias 22 e 23, acontece a Festa Junina com decoração temática, recreação e muitas atividades para toda a família. E no dia 29, o evento especial é para a Trilha da Fortaleza, uma caminhada de 13 quilômetros por paisagens deslumbrantes e pouco exploradas do Parque de Vila Velha.
- Aeroporto Afonso Pena terá voo direto para Lima, no Peru
- Prefeituras do Paraná têm até dia 18 para informar rotas de cicloturismo
- No Panamá, Estado apresenta atrativos turísticos e busca novos voos internacionais
Além da programação especial, o Parque Estadual oferece atrações permanentes como tirolesa, arvorismo, cicloturismo e balonismo em dias de clima favorável.
Primeiro parque estadual criado no Paraná, em 1953, Vila Velha atualmente é uma concessão do Governo do Estado do Paraná, por meio do Instituto Água e Terra (IAT), à Soul Vila Velha, uma empresa do Grupo Soul Parques.