Governo conclui modernização da PRC-280 com 140 quilômetros de concreto

O governador Carlos Massa Ratinho Junior inaugurou nesta quarta-feira (16) o terceiro e último lote da restauração em concreto da PRC-280, entre Pato Branco e Clevelândia, no Sudoeste. Foram investidos R$ 180,9 milhões pelo Governo do Estado nesta etapa para a recuperação de pouco mais de 37 quilômetros. Com os dois outros lotes já entregues são 140 quilômetros revitalizados, transformando o que antes era considerada a pior rodovia do Paraná em referência para o País.

Durante a inauguração, Ratinho Junior também assinou a ordem de serviço para as obras do Lote 2 do Contorno Noroeste de Pato Branco (PR-916), que será construído entre a PR-493 e a PRC-158, somando 14,34 quilômetros. O investimento do Estado é de R$ 148,9 milhões, com prazo de execução de 900 dias, entre elaboração dos projetos e execução da obra.

“Um dia histórico para todos nós, entregando a PRC-280, uma rodovia que é muito importante para o Paraná. Quando assumi o governo, essa era considerada a pior rodovia do Estado: a pior em acidentes, em número de mortes, em buracos, totalmente destruída, sendo que só o recapeamento não resolveria o problema”, destacou Ratinho Junior.

“Buscamos o que havia de mais tecnológico e inovador no mundo e hoje entregamos uma rodovia de 140 quilômetros, toda feita em concreto com a tecnologia whitetopping, que tem uma base muito mais robusta para suportar o peso de grandes cargas que transitam pelo Sudoeste”, acrescentou.

A restauração da PRC-280 era uma demanda antiga da população que vive na região Sudoeste. Ela é caminho para grande parte da produção agropecuária e industrial da região até Curitiba e o Porto de Paranaguá, no Litoral.

Justamente pensando em melhorar a logística do Sudoeste que a técnica whitetopping foi escolhida, utilizando o asfalto já existente para ser aproveitado como base para a execução do pavimento de concreto. Na prática, o método garante vida útil de 20 anos, o dobro da durabilidade em relação ao asfalto. Como consequência, o custo de manutenção é menor; oferece mais segurança em frenagens, evitando derrapagens; e lida melhor com a drenagem de água da chuva.

“Além de ser um grande produtor na parte industrial e no agronegócio, o Sudoeste também é um corredor logístico para quem vem do Oeste do Paraná, de Santa Catarina e de outras regiões do Brasil, cruzando o Estado até o Porto de Paranaguá. Essa rodovia é uma artéria fundamental e já está contribuindo com a diminuição de acidentes, trazendo mais segurança e impulsionando ainda mais o crescimento dessa região”, finalizou Ratinho Junior.

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER/PR), autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (SEIL), foi o responsável pela administração e fiscalização da obra, concluída cerca de quatro meses antes do prazo final, de novembro deste ano. “Essa rodovia é um símbolo para o Paraná e se tornou referência para o País. Estamos tocando outras rodovias por toda a região justamente porque a PRC-280 demonstrou eficiência e mais segurança, ou seja, o novo modelo introduzido aqui deu certo”, explicou o secretário da SEIL, Sandro Alex.

“Investimos quase R$ 500 milhões em toda a restauração da PRC-280, porém salvar vidas não tem preço. Estamos muito felizes em poder entregar esse trecho até Pato Branco. Voltaremos nos próximos dias porque teremos ampliações de capacidade e novas rodovias sendo construídas em toda a região Sudoeste do Paraná”, complementou.

Para o secretário de Estado das Cidades, Guto Silva, a restauração da PRC-280 era não só um sonho, mas também uma necessidade para alavancar ainda mais o desenvolvimento da região.

“Estamos falando de uma rodovia com enormes dificuldades de pavimentação. Infelizmente, muitas pessoas perderam a vida nessa rodovia e, desde o primeiro momento, o governador foi muito assertivo em buscar uma solução. Nosso coração está transbordando de alegria, porque sabemos que essa rodovia trará dignidade, oferecerá condições reais de competitividade para o Sudoeste, conectando a região com outros eixos industriais e rodoviários”, ressaltou Guto Silva.

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Foto: Secom

OBRA – O trecho final da restauração da PRC-280 tem extensão de 37,49 quilômetros e liga o perímetro urbano de Pato Branco até o trevo com a Avenida Nossa Senhora da Luz, em Clevelândia, passando pelo município de Mariópolis. A partir de Pato Branco até Marmeleiro a rodovia integra o Lote 6 das concessões rodoviárias, administrado pela EPR Iguaçu.

As faixas de rolamento medem 3,50 metros de largura, com acostamentos de 2,50 metros em ambos os lados da pista, exceto nos segmentos com terceiras faixas, implantadas nos pontos mais críticos da rodovia, oferecendo mais segurança aos usuários em ultrapassagens. As placas de concreto possuem uma espessura de aproximadamente 22 centímetros.

Além do pavimento já finalizado, a empresa está realizando serviços complementares, como melhorias no sistema de drenagem de águas, plantio de grama nos espaços ao lado da pista, novas sinalizações horizontal e vertical e implantação de dispositivos de segurança viária, como tachas refletivas e defensas metálicas.

A PRC-280 é uma rodovia antiga, de pista simples com segmentos de terceiras faixas. O volume diário médio de tráfego pode chegar a até oito mil veículos nos pontos de maior movimento, principalmente de caminhões de carga, escoando a produção agropecuária e também transportando produtos da indústria extrativista e de transformação.

O primeiro lote da rodovia foi entregue em março de 2023, ligando o Trevo Novo Horizonte e Palmas, com investimento de R$ 107 milhões. Em dezembro do ano passado, foi a vez do trecho entre Palmas e Clevelândia, com aporte de R$ 188,5 milhões. Com a entrega do terceiro lote nesta quarta-feira entre Clevelândia e Pato Branco, o Governo do Estado completa cerca de 140 quilômetros, com investimento total de R$ 476,4 milhões.

Para o prefeito de Pato Branco, Géri Natalino Dutra, a restauração da PRC-280 traz qualidade para o deslocamento e mais segurança para toda a população. “É um momento único para o Sudoeste. Agora temos uma obra nos padrões mundiais de qualidade sendo entregue e já assinando o início de uma segunda etapa, que é o nosso Contorno Noroeste. Somos muito gratos ao Governo do Estado, que tem um olhar diferenciado para a nossa região, e isso faz toda a diferença”, celebrou.

O caminhoneiro Adriel Eberlle transporta combustível e trafega pela rodovia quase todos os dias. Antes da restauração, o cenário, segundo ele, parecia de guerra. “Era bem complicado. Tinha que andar bem devagar, senão você ficava na estrada. Estava bem crítica a situação dessa estrada. Agora ficou bom, ajudou bastante”, recordou. “Antes perdíamos muito tempo, demorava muito para fazer esse trajeto, mas agora dá para chegar mais rápido e, com isso, fazer mais entregas.”

SECOM
Foto: Secom


RODOVIAS EM CONCRETO – A PRC-280 foi a primeira rodovia do Paraná a contar com a técnica de whitetopping. Desde então, o Governo do Estado tem realizado uma série de obras estratégicas utilizando o método que é referência em países como Estados Unidos e Alemanha.

Ao todo, são 18 trechos de rodovias em diversas fases de execução – planejamento, licitação, andamento ou concluídos –, consolidando o Estado com o maior programa de rodovias de concreto do Brasil. Até o momento, foram realizados cerca de R$ 3,1 bilhões em aportes financeiros em cerca de 500 quilômetros. Quatro obras ainda não entram nessa conta porque estão em processo de planejamento ou licitação, com o orçamento sigiloso.

As obras estão espalhadas em todo o Estado: no Sudoeste são 140 quilômetros de concreto na PRC-280; na região central, a PRC-466 está sendo duplicada de Guarapuava a Pitanga; no Litoral, a novidade é a duplicação em concreto da ligação entre Matinhos e Praia de Leste; e na Grande Curitiba, a duplicação da Rodovia dos Minérios e a pavimentação da ligação entre Mandirituba e São José dos Pinhais. Saiba mais AQUI.

PRC-280
Foto: Ari Dias/AEN


PRESENÇAS – Participaram da inauguração o vice-governador Darci Piana; a secretária estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte; o chefe da Casa Militar, coronel Marcos Tordoro; o diretor-presidente do DER/PR, Fernando Furiatti; o diretor-presidente do Instituto Água e Terra, Everton Souza; o presidente da Jucepar, Marcos Rigoni; o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Augustinho Zucchi; o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi; os deputados estaduais Adão Litro, Luis Corti, Luiz Fernando Guerra e Wilmar Reichembach; o diretor Superintendente do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta; prefeitos e demais autoridades locais.

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