Governador lança projeto que vai levar apresentações teatrais a 100 mil crianças de escolas públicas

Os gritinhos e risadas após o surgimento de uma da arca cenográfica com animais no palco do Grande Auditório do Teatro Guaíra dão uma amostra de como será o Crianças no Teatro. O programa foi lançado nesta quarta-feira (22) pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior para uma plateia de cerca de 1,2 mil estudantes de escolas públicas de Curitiba e Região Metropolitana.

O espetáculo “A Arca de Noé”, baseado no clássico de Toquinho e Vinícius de Moraes e encenado pela MRG Produções Artísticas, convidada para a estreia, deu início ao projeto, que nesta primeira fase vai levar, a partir do segundo semestre, peças da literatura infantil para aproximadamente 100 mil crianças de todo o Paraná.

“Esse programa me deixa muito feliz porque leva a cultura para perto das crianças e torna a arte mais acessível. A maioria que veio assistir essa peça no Teatro Guaíra nunca tinha entrado em um teatro antes”, disse o governador. “A ideia é espalhar esse projeto em todo o Paraná, com apresentações nos teatros dos municípios, com a presença de alunos das cidades vizinhas”.

Ratinho Junior afirmou que a proposta se une a outro projeto do Governo do Estado, o Cinema na Praça, que percorre os municípios paranaenses projetando filmes gratuitos à população. “Ele parou na época da pandemia e foi retomado há algumas semanas, levando os filmes a famílias paranaenses que nunca tiveram a oportunidade de entrar em um cinema. Agora, o Crianças no Teatro segue por esse mesmo caminho”, salientou.

CIRCULAÇÃO – Com o intuito de estimular o hábito de ir ao teatro e promover formas de acesso, inclusão social e formação de plateia, a iniciativa tem como objetivo fomentar a circulação de companhias paranaenses em teatros das oito macrorregiões do Estado, impactando mais de 100 mil crianças da rede pública de ensino com idades entre 6 e 12 anos.

O projeto propõe ainda a descentralização e o acesso a bens culturais por meio de apresentações e ações de mediação teatral a crianças de todo o Estado, em conformidade com as premissas do Plano Estadual de Cultura. Com incentivo da Audi do Brasil, o investimento na iniciativa foi de R$ 1,5 milhão. O Estado arcará com os custos de transporte dos alunos.

“Acreditamos muito na cultura e na educação e é por isso que contribuímos fortemente com esse projeto. O futuro do Brasil são as crianças, e que coisa mais bela ter elas vendo esse lindo espetáculo”, destacou o diretor-presidente da Audi do Brasil, Daniel Rojas. “Temos uma comunicação muito próxima com o governo, e nada melhor do que desenvolver atividades sociais neste Estado que é tão importante para nós”.

INCENTIVO – O programa também propõe uma ação de mediação cultural antes de cada apresentação, com o objetivo de despertar e sensibilizar o público para outros sentidos da obra artística, possibilitando que ele se relacione e se familiarize com a arte teatral através de atividades práticas e pedagógicas.

“Queremos levar cultura e entretenimento de qualidade para as nossas crianças, principalmente as mais carentes. É um projeto de inclusão, que procura popularizar e democratizar o acesso ao teatro e outras formas de cultura”, ressaltou o secretário estadual da Comunicação Social e da Cultura, João Evaristo Debiasi.

Além de atividades com os alunos, o projeto visa orientar educadores e pedagogos, reproduzindo, através de uma cartilha digital, atividades teatrais que podem ser desenvolvidas nas escolas. Assim, os profissionais que estão na linha de frente, diretamente em contato com os alunos, podem continuar a desenvolver atividades teatrais e fomentar a prática em suas escolas.

Compartilhe este artigo!