Função social da escola foi tema do 13º Seminário Internacional de Educação de Pinhais

Programação em três dias teve debates e apresentações de renomados autores do Brasil e do exterior

Durante os dias 9, 10 e 11 de julho, o Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cenforpe) recebeu o 13º Seminário Internacional de Educação de Pinhais. Esta edição teve como tema a função social da escola: teoria e prática em diálogo. Diversos autores de renome dentro e fora do país participaram dos debates e palestras, apresentados a centenas de pessoas, profissionais e entusiastas da área da educação. A realização do evento é da Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Campus Curitiba.

A iniciativa promovida em Pinhais tem por objetivo propiciar um espaço de convergência acadêmica e de mobilização dos profissionais da educação, dos diferentes níveis, etapas e modalidades de ensino. A 13ª edição do evento também marcou uma homenagem da Prefeitura de Pinhais à professora Tamara Van Kaick. Presente desde os primeiros passos da construção do Seminário Internacional de Educação de Pinhais, a professora encerra seu ciclo na coordenação do seminário, representando a UTFPR.

Na abertura das atividades, a prefeita e professora Rosa Maria agradeceu aos servidores, vereadores e a parceria da UTFPR, do Núcleo Regional de Educação e demais envolvidos na organização do evento. Além disso, lembrou da história do seminário e do Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cenforpe). “Esse trabalho de integração em Pinhais tem dado muito certo. Nós ainda precisamos aprimorar muito o processo, mas entendemos que já houve muitos avanços. A partir de um grande desejo de ter como um dos pilares a formação continuada dos professores, uma das premissas que permeia toda a nossa visão sobre a educação de qualidade, foi quando nasceu este espaço que eu considero um dos mais sagrados deste município, que é o Cenforpe”, afirmou.

“A cada seminário, sempre buscamos trazer temáticas que viessem ao encontro das demandas, das angústias, das perguntas que sempre ocorrem no corredor, no pátio, na sala de aula, na sala de leitura, na secretaria. Na nossa cidade, temos procurado fazer um esforço muito grande, colocando como primeiro item do plano de governo a educação pública de qualidade. Ou seja, trabalharemos com diversas ações e projetos continuamente para elevarmos ainda mais a qualidade da educação para as nossas crianças, nossos jovens, a nossa educação especial, que possamos sempre ter nas salas de aula a consideração de todas as singularidades de nossas crianças, visando sempre a equidade e a inclusão”, acrescentou a prefeita.

A secretária municipal de Educação, Rosangela Batista, observou um grande aprimoramento na organização do evento ao longo das edições. “Ao planejar este seminário, a comissão levou em consideração o diagnóstico da rede, as necessidades pedagógicas e as solicitações dos profissionais, buscando trazer grandes nomes e sugestões práticas para o dia a dia, com foco na função social da escola. Nosso objetivo é promover o diálogo e oferecer exemplos implementáveis nas unidades, visando a qualidade do ensino e a redução das desigualdades”, definiu.

A secretária de Educação também ressaltou a recente contratação de novos profissionais para a rede municipal. “Como profissionais da educação, reconhecemos os desafios e este seminário se propõe a fomentar a reflexão sobre diversidade, desafios pedagógicos, inclusão e pertencimento. Gostaria de ressaltar que, com o apoio da prefeita, contratamos 54 novos profissionais para a educação infantil e 18 para o ensino fundamental, fortalecendo nossa rede. Buscamos estruturar o ensino, estar próximos dos profissionais e oferecer apoio educacional que em breve estará presente nas escolas, da educação infantil ao ensino fundamental, tempo integral e inclusão, visando a equidade”, finalizou.

O professor doutor Ehrick Eduardo Martins Melzer, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Informação Científica Educacional e Tecnológica, da UTFPR, comentou que o grande objetivo e missão da instituição é formar professores para o ensino de ciências e matemática na educação básica do Brasil. “Nos próximos anos, com a colaboração da Prefeitura de Pinhais e outras prefeituras que já nos contataram, buscaremos descentralizar o programa em disciplinas, orientações e pesquisas. O mestrado e doutorado profissional exigem a prática em sala de aula, o ‘chão da escola’, para a produção de produtos educacionais e impacto direto. Pinhais, sendo nosso parceiro de longa data, terá a parceria com o seminário ampliada para ações efetivas com os professores na formação em pós-graduação”, destacou.

Programação

O primeiro dia de atividades contou com palestras de Izabel Cristina Petraglia, doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) com pós-doutorado no Centre Edgar Morin – Escola de Estudos Avançados em Ciências Sociais de Paris, França; e Maria José Esteves de Vasconcellos, mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Vitor Franco, doutor em Psicologia pela Universidade de Évora, Portugal; e Maria Fátima Minetto, doutora com estágio de pós-doutoramento em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

No dia 10, quinta-feira, apresentaram-se Silvia Koller, professora colaboradora da Universidade Federal do Rio Grande (FURG); Marlucy Alves, professora titular da Faculdade de Educação da UFMG; Rodrigo Vital, professor adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel); e Daniel Munduruku, escritor graduado em filosofia, história e psicologia pela Universidade Salesiana de Lorena, e doutor em Educação pela USP, com pós-doutorado em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Já o terceiro e último dia de seminário contou com atividades online sobre comunicações orais e apresentações de pôsteres, além de rodas de conversa nos dois períodos sobre “a função social da escola: o diálogo em prática” (tema do seminário), estudos, necessidades e possibilidades nas unidades.

Presenças

Além das pessoas já mencionadas, estiveram presentes na abertura do seminário o vice-prefeito Marcinho; as secretárias municipais de Governo e interina de Administração, Ana Paula Cordeiro Mendes, e de Meio Ambiente, Rosana Boeira Ilhéu; o vereador Sargento Almeida, representando a presidência da Câmara Municipal, e Simone, assessora da vereadora Professora Haline Siroti; a assessora de sustentabilidade da UTFPR Campus Curitiba, professora doutora Tamara Simone Van Kaick; o diretor-geral do Instituto Federal do Paraná Campus Pinhais, professor doutor Cleverton Vicentini, a chefe do Núcleo Regional de Educação Área Metropolitana Norte, Silvia Vieira Dias; Juçara Teixeira, representando a deputado estadual Marli Paulino.

Compartilhe este artigo!