Espaço de valorização da cultura indígena é inaugurado em Pinhais

O local foi transformado em um ambiente pedagógico, lúdico e criativo, com o objetivo de homenagear os povos originários do Brasil

A Escola Municipal Cândido Portinari, localizada no bairro Jardim Cláudia, recebeu a inauguração do Espaço da Diversidade – Ipynã, um local dedicado à valorização da cultura indígena. O espaço foi transformado em um ambiente pedagógico, lúdico e criativo, com o objetivo de homenagear os povos originários do Brasil.

A cerimônia de inauguração contou com a presença da prefeita Rosa Maria, da secretária de Educação Rosangela Batista, de representantes da Secretaria Municipal de Educação, da Comissão da Diversidade, das famílias, crianças e profissionais da unidade escolar.

O projeto envolveu a participação de toda a comunidade escolar, incluindo alunos, famílias e professores, desde a limpeza e pintura do local até a escolha do nome do espaço. “A inclusão dos saberes e conhecimentos indígenas na escola é essencial para a construção de uma sociedade mais empática e justa”, destacou a prefeita durante a cerimônia.

“Após diversas atividades sobre a temática em sala de aula, o nome ‘Ipynã’, que significa ‘lugar seguro para descanso’, foi escolhido por meio de votação entre as famílias. Em parceria com estudantes de uma faculdade, foi criado um tabuleiro gigante de um jogo indígena, com peças imantadas. Os alunos também realizaram desenhos nos muros que remetem à cultura indígena e escreveram nomes de aldeias brasileiras”, contou a diretora da escola, Alessandra Taborda Gomes de Lima.

O espaço conta ainda com um pergolado e redário, com redes de descanso e livros sobre diversidade, proporcionando um ambiente de aprendizado e diversão para as crianças. Durante a cerimônia, a educanda Sophia, descendente de povos indígenas, foi convidada para trazer a placa com o nome do espaço, simbolizando a importância da representatividade e da valorização da cultura indígena na escola. Após a cerimônia, os presentes foram convidados para o corte da fita de inauguração e a colocação da placa de nomeação do local.

Ações voltadas às relações étnico-raciais

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Pinhais foi contemplada pelo Ministério da Educação (MEC) com o Selo Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva. O reconhecimento visa valorizar as secretarias de educação que se destacam por programas, projetos e ações voltados às relações étnico-raciais.

“Entre os 399 municípios do Paraná, apenas 20 foram contemplados com essa importante distinção, o que evidencia o comprometimento e a dedicação de Pinhais com o avanço da equidade racial na educação”, explica Anadir dos Reis Miranda, da Seção de Apoio à Diversidade da Semed.

O selo homenageia Petronilha, primeira mulher negra a ocupar uma cadeira no Conselho Nacional de Educação. Professora emérita da Universidade Federal São Carlos (UFSCar) e detentora do título honorífico de Doutora Honoris Causa pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a educadora é pioneira no combate ao racismo e referência nacional e internacional em relações étnico-raciais na educação brasileira.

Compartilhe este artigo!