Equipes da prefeitura reforçam ações nas ruas de Pinhais após chuva acumulada de 90mm em 1h30

Município registra o dobro da chuva prevista para o mês todo de janeiro; Secretarias de Obras Públicas, de Meio Ambiente, Defesa Civil e Guarda Municipal atendem pontos de maior impacto.

Na tarde desta terça-feira (28), as equipes da Prefeitura de Pinhais iniciaram atendimentos a situações de alagamento, provocadas pela forte chuva que, em 1h30, acumulou uma média de 90 milímetros de água, registrados pelos pluviômetros do município. O acumulado, precipitado entre 16h40 e 18h10, é quase o dobro do total previsto para o mês inteiro de janeiro. Em 2024, foram 183 mm registrados durante todo o mês.

Diversas regiões no entorno de Pinhais também registraram grandes volumes de chuva, como Bairro Alto, Cajuru, além dos municípios de São José dos Pinhais e Colombo. Em Pinhais, os maiores volumes de água da chuva aconteceram em regiões dos bairros Atuba, Jardim Claudia e Weissópolis. Com isso, as equipes da Defesa Civil receberam 8 chamados, totalizando 11 casas atendidas entre ontem (28) e hoje (29). O efetivo da Guarda Municipal também realizou monitoramento em apoio.

“Já prestamos todas as orientações para essas 11 casas, toda a assistência para com essas famílias. Hoje as equipes retornam a esses lugares para fazer as verificações”, afirma o coordenador da Defesa Civil de Pinhais, Dorival Selbach Jr.

“Dentro desses atendimentos, a região do Weissópolis foi realmente a de maior nível de subida de água. No restante, o nível de água foi baixo, então, ontem mesmo, uma hora após a chuva, já deu baixa e os moradores já estavam na limpeza destas residências. Não houve registro de desabrigados”, completa.

Nesta quarta-feira (29), a situação é de estabilidade. As equipes se concentram no Weissópolis para situações que ainda demandam algum apoio e orientação. As Secretarias de Meio Ambiente (Semma) e de Obras Públicas (Semop) estão nas ruas, trabalhando com retroescavadeiras, caminhões caçamba e caminhões pipa.

“Nessa primeira etapa, no Weissópolis, estamos coletando todo o tipo de material, primeiramente móveis, madeiras, pneus, galharias e, a seguir, vamos recolher caliças. Também estamos com caminhões pipa lavando as ruas mais afetadas. À tarde, vamos para os bairros Estância Pinhais e Emiliano Perneta fazer toda essa coleta”, destaca Heric Jean Silva, do Departamento de Limpeza Urbana e Gestão de Resíduos.

A prefeita Rosa Maria acompanhou as ações das equipes da prefeitura desde a noite de ontem (28) e que seguem no início do dia de hoje (29). “São diversos os serviços de limpeza e reparos feitos pelos servidores municipais, incluindo o trabalho intenso da nossa Defesa Civil com apoio da Guarda Municipal, e para situações pontuais, do Corpo de Bombeiros. Importante ressaltar que as limpezas constantes dos nossos rios e ruas, contribuíram para que logo que a chuva diminuísse, a vazão das águas fosse absorvida. Continuamos monitorando todas as regiões e nossas equipes trabalhando muito para prestar todos os atendimentos necessários, e seguir cuidando da nossa cidade”, ressalta.

Compartilhe este artigo!