-
Anuncie: (41) 99774-0190
Em rodada de negócios, ACP promove encontro de empresários brasileiros e uruguaios
Com o objetivo de fomentar os negócios no Mercosul, a Associação Comercial do Paraná – ACP promoveu nesta terça-feira (27) uma rodada de negócios entre empresários paranaenses e uruguaios.
Além de empresários, o evento contou com a presença do Cônsul do Uruguai, Facundo Fernandez, diretor da Agência de Investimentos de Canelones (Uruguai), Julio Filipini, e o Diretor de Desenvolvimento Econômico de Canelones, Álvaro Suarez.
“A ACP vê com muita alegria a possibilidade de falar de negócios com nossos vizinhos, geograficamente estamos mais perto do Uruguai do que do Acre, mas ainda temos muitas barreiras alfandegarias e fiscais que precisam ser vencidas. Ao mesmo tempo, temos inúmeras possibilidades ainda não exploradas porque não negociamos como deveríamos e acabamos por perder negócios”, disse o presidente da entidade, Camilo Turmina.
A rodada de negócios é uma continuidade da tratativa iniciada entre a ACP e o Consulado Uruguaio em maio deste ano que visa o fortalecimento da presença de produtos e serviços uruguaios no Paraná e paranaenses no Uruguai. “Nós estivemos reunidos no começo do ano e estar aqui de novo é uma mostra do quão é importante para nós aproximar e fazer negócios com os brasileiros. O fluxo negocial é grande nos dois sentidos e confiamos que há muitas possibilidades e oportunidades para os negócios de ambos os lados. Com certeza marcaremos uma próxima rodada de negócios no Uruguai”, disse o Cônsul Facundo Fernandez.
Para o Miguel Alvares Soares, empresário do setor alimentício no Uruguai, a rodada de negócios e o intercâmbio de negócios é também um intercâmbio político para qualquer sociedade que deseja se desenvolver. “Ao meu ver, a melhor política social é aquela que dá oportunidades para seus empresários e seus trabalhadores. Porque o mercado sabe como promover seus empresários e sem trabalho não há humanidade e nem democracia”, concluiu.
Durante o encontro os empresários, brasileiros e uruguaios, apresentaram seus negócios em rápidos speeds e puderam interagir para trocar experiências para fomentar parcerias e a possibilidade de novos negócios.
Entre os empresários presentes estão representantes do setor alimentício, resíduos, comunicação, produção de materiais em plástico, logística, financeiras, advocacia, madeireiras, franquias, turismo, tecnologia da informação, advogados e outros.