-
Anuncie: (41) 99774-0190
Dia dos Professores: a busca da valorização!
A todos aqueles que dedicam a sua vida em prol da educação desse país, o meu mais profundo respeito. Há 17 anos labutando na educação, já passei por diferentes momentos, vi e ouvi muitas coisas, sobrevivi as mudanças e a constante falta de reconhecimento e valorização.
Teimoso talvez? Não, é paixão mesmo. De tempos em tempos lampejos de melhorias surgem como forma de dar oxigenação ao cenário trágico que há décadas se apresenta em nosso país.
Chegará um dia talvez que as pessoas irão se unir a nossa causa e gritar aos quatro ventos que uma educação de qualidade se faz por intermédio das mãos dos professores.
Eu sou entusiasta confesso, já pensei em desistir algumas vezes, mas quando debruço nos livros e me seduzo pelo tema, logo repenso minha trajetória acadêmica e minha motivação volta quase que instantaneamente.
Porém, com o passar do tempo, é natural que muitos desistam pelo caminho, fruto dos salários baixos, da falta de investimentos nas instituições de ensino e, sobretudo, pela inércia da sociedade brasileira em tomar partido da nossa pauta.
Não queremos mais do que merecemos, apenas, ser valorizados, prestigiados, vistos como essenciais para o desenvolvimento de uma nação próspera. Somos responsáveis por formar tantas outras profissões, instigar e alimentar sonhos de jovens de todas as idades a seguirem suas carreiras e atingirem seus objetivos.
Gostaríamos apenas de sermos vistos como indispensáveis. Não há nação no mundo desenvolvida que invista pouco ou quase nada na profissão do professor. É preciso sim, investir em formação, especialização, cursos e formação científica dos nossos professores. É lamentável que em nosso país o “não” estudar e vencer na vida, seja objeto de orgulho de muitos e, sirva de inspiração para tantos outros. Bem, acho que minha expectativa está muito elevada, voltemos a nossa realidade esdrúxula e simplista, onde o mercado da educação nos empurra para sermos prestadores de serviços, isso mesmo, conteudistas, de mestres e doutores passamos a ser avaliadores de questões de prova, ou ainda, elaboradores de questões.
Que sejamos persistentes e não deixemos de oferecer aos alunos aquilo que sabemos fazer de melhor: ensinar, proporcionar a eles a reflexão e a crítica, que sejamos luzes em meio à escuridão da ignorância. Feliz Dia dos Professores colegas!
EXPERIÊNCIA
Renato da Costa é graduado em Administração, pós-graduado em Administração Estratégica, Mestre e Doutor em Administração, com estágio de Pesquisa e Docência na Universidad Jaume I no Sul da Espanha em 2017, Pós-Doutorando em Gestão Urbana.
É membro da ACCUR-Academia de Cultura de Curitiba, membro associado da Academia Paranaense da Poesia, professor há 17 anos, escritor.