Curitiba 330 anos

Aniversário de Curitiba começa com aula para crianças e hasteamento de bandeiras

As comemorações pelos 330 anos de Curitiba, nesta quarta-feira (29/3) começaram com uma sessão solene na Câmara Municipal de Curitiba pela manhã. A Casa do Legislativo Municipal também completa 330 anos nesta data. O prefeito Rafael Greca, o vice-prefeito e secretário de Estado das Cidades, Eduardo Pimentel, e o presidente da Câmara, vereador Marcelo Fachinello, hastearam as bandeiras de Curitiba, do Paraná e do Brasil, respectivamente, no início da solenidade.

Vereadores, secretários municipais e 104 estudantes com idades entre 7 e 10 anos, da Escola Municipal CEI Belmiro Cesar, do Colégio Social Madre Clélia e da Escola Atuação Unidade Boqueirão acompanharam o Auto da Fundação produzido pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC).

O teatro foi apresentado em frente à fonte da vida da Praça Eufrásio Correia, nas sombras das imponentes árvores que formam a praça. “Toda a criança que aprende a história da forma como nós ensinamos hoje é uma criança que vai para sempre contar essa história para seus filhos e para os filhos dos seus filhos. Os curitibinhas são moradores de uma cidade inteligente que conhece a sua história”, afirmou o prefeito Rafael Greca.

A apresentação do Auto de Fundação de Curitiba tem o enredo inspirado no quadro Fundação da Cidade de Curitiba, de autoria do pintor Theodoro de Bona, trabalho de 1949. A encenação narra a saga da chegada dos fundadores à região, que primeiro se chamou Vila Nossa Senhora da Luz e mais tarde se tornou Curitiba.

Pirâmide Solar

O prefeito também convidou todos os vereadores, servidores da Câmara e as pessoas que acompanhavam a solenidade a prestigiarem a inauguração da Pirâmide Solar do Caximba, na tarde desta quarta-feira (29/3), para celebrar os 330 anos de Curitiba.

“Hoje vamos inaugurar, apontando para o céu, uma pirâmide no Caximba toda de placas fotovoltaicas para recolher a luz do Sol que brilha em Curitiba e transformá-la em energia”, explicou Greca para as crianças que acompanhavam o teatro do Auto da Fundação de Curitiba.

Solidariedade e inovação

Durante a cerimônia, o prefeito também contou que recebeu um e-mail do papa Francisco. “Ontem o papa Francisco, desde Roma, me mandou um e-mail, para mim e para o arcebispo de Curitiba, enaltecendo a grandeza do trabalho social de Curitiba. Sobremaneira o fato de nós termos servido, entre 2019 e 2022, 1 milhão de refeições para as pessoas mais pobres que comem de graça nas Mesas Solidárias. Essa é a luz que brilha em Curitiba”, disse Greca.

O vice-prefeito e secretário de Estado das Cidades, Eduardo Pimentel, falou sobre o orgulho de ajudar a construir uma cidade melhor para todos. “Há 30 anos, quando Curitiba completou 300 anos, o prefeito Rafael Greca também era o prefeito e eu estava sentado como vocês crianças comemorando o aniversário da nossa cidade. Depois de um tempo, de estudar, de respeitar o professor, de respeitar o pai e a mãe dentro de casa, eu consegui me tornar vice-prefeito de Curitiba e com o prefeito Rafael Greca cuidar dessa cidade maravilhosa. Nossa cidade é a mais inovadora do Brasil, uma das sete mais inovadoras do mundo”, afirmou Eduardo Pimentel.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Marcelo Fachinello, lembrou que a Câmara desde que surgiu trabalha em sintonia para o desenvolvimento da cidade. “A fundação dessas duas instituições importantes, o Executivo e o Legislativo Municipal, coincidem e hoje estão completando 330 anos. Essa relação profícua, respeitosa e harmoniosa até aqui é o que a gente quer e espera para o futuro. Que nós possamos nos unir cada vez mais para construir a cidade que queremos para os nossos filhos e para nossos netos”, afirmou o presidente da Câmara.

Presenças

Também acompanharam a apresentação do Auto de Fundação, os secretários municipais da Defesa Social e Trânsito, Péricles de Matos; do Esporte, Lazer e Juventude, Carlos Eduardo Pijak Jr.; do Meio Ambiente, Marilza Dias; a procuradora-geral do Município, Vanessa Volpi;  o controlador-geral do Município, Daniel Conde Falcão Ribeiro; a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro; o superintendente da Guarda Municipal, Carlos Celso dos Santos Junior; o presidente do Imap, Alexandre Matschinske; os administradores Regionais do Boqueirão, Ricardo Alexandre Dias, e do Bairro Novo, Fernando Wernek Bonfim; e o prefeito de Piraquara, Josimar Aparecido Knupp Fróes.

Compartilhe este artigo!