Cultura, lazer e inclusão: Dia do Orgulho Autista reúne dezenas de pessoas em Pinhais

Iniciativa da prefeitura contribui com protagonismo de adolescentes e adultos neurodivergentes

Cerca de 80 jovens e adultos participaram do Dia do Orgulho Autista, evento promovido no último sábado pela Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Semel). As atividades foram organizadas com o objetivo de oferecer atividades recreativas e promover o protagonismo de pessoas com Transtorno de Espectro Autista (TEA) e outras neurodivergências ou deficiências. 

O evento ocorreu no Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann e contou com jogos de RPG e tabuleiro; sala de regulação; brinquedo inflável; cama elástica; mesa de desenho; e sala de jogos com óculos de realidade virtual, coordenada pela Guarda Municipal de Pinhais. As atividades tinham um cunho interativo e educativo, favorecendo a inclusão do público com algum tipo de transtorno ou deficiência. Na segunda parte do evento, o público foi convidado a assistir apresentações musicais de artistas com TEA no auditório do Centro Cultural.  

A prefeita Rosa Maria, que acompanhou as apresentações culturais, assegurou ao público o compromisso da administração municipal nas ações de inclusão, como o novo projeto Casa Azul, inserido no pacote de investimentos Evolui Pinhais. “A Casa Azul está sendo idealizada e nós vamos fazer isso ouvindo não apenas os profissionais da educação, saúde, mas, sobretudo, as famílias”, afirmou. A prefeita ressaltou que a inclusão, para ser verdadeira, precisa de muita gente envolvida. “Ao olharmos para trás, temos a convicção dos passos que já foram dados. Mas ao olhar para frente, há muitas lacunas a serem preenchidas. Seguiremos juntos e juntas, fazendo um trabalho que leve efetivamente qualidade de vida e façamos de Pinhais, uma cidade cada vez mais acessível e cada vez mais inclusiva”, acrescentou. 

Depois dos músicos, participantes do evento subiram ao palco para se manifestar sobre o Dia do Orgulho Autista e compartilhar suas conquistas e desejos. “Esse é um evento de uma sensibilidade enorme, das equipes envolvidas, que levam em conta crianças autistas, levam em conta adultos autistas, e isso é muito bonito. Agradeço muito a existência desse evento”, afirmou Idovino Cassol Jr., autor de livros com protagonistas autistas, como o “Último dia da morsa”. A presidente da Associação de Famílias Autistas de Pinhais (Afapi), Mislene Borges Sampaio, destacou a importância do evento para proporcionar interação e lazer entre as pessoas do espectro. A psicopedagoga Simone Alves Piardi exaltou a potência cultural dos artistas autistas. 

Aline Cidral levou a filha Rebeca para o Dia do Orgulho Autista, por ter recebido a indicação durante uma edição recente do projeto Histórias que Incluem, outra iniciativa de inclusão da Semel, direcionado às crianças. “Ela curtiu bastante, fez todas as atividades. E eu aproveitei a oportunidade de estar com ela. Eventos como esses são muito bons”, disse. O evento promovido pela Prefeitura de Pinhais tem como referência o Dia Mundial do Orgulho Autista, celebrado em 18 de junho.

Também prestigiaram o evento a vereadora Professora Haline Siroti, a vereadora Miss Preta, o vereador Amarildo Amaral e a secretária municipal de Governo, Ana Paula Cordeiro Mendes. 

Serviço

Acompanhe as ações de inclusão na página da Semel

Compartilhe este artigo!