-
Anuncie: (41) 99774-0190
Cooperativa Trento Coopera alavanca o turismo e aumenta a renda dos associados
Sediada no Complexo Agroindustrial na Estrada da Nova Tirol, construído pela Sanepar em contrapartida aos produtores rurais prejudicados pelas construções das Barragens Piraquara l e ll, a Cooperativa Trento Coopera nasceu da necessidade de agregar pessoas que tinham as mesmas necessidades e os mesmos objetivos.
A Associação Trento Transforma é a responsável legal pelo complexo Agroindustrial, que também abriga a cooperativa Trento Coopera e a cooperativa dos produtores de leite a Coopertrentina.
De acordo com a Presidente da Cooperativa Trento Coopera, Simone Brescansin Mattar, o grande objetivo da Cooperativa é fomentar o turismo e aumentar ou acrescentar os ganhos dos cooperados, pequenos produtores e artesãos locais, que estão com uma produção muito criativa em madeira, bambo, tricô e crochê, sem falar dos produtos locais como pão de casa, verduras, geleias, queijos, vinhos, compotas e pimentas.
A Presidente da Cooperativa Simone convida a todos para conhecer a loja no complexo da Estrada da Nova Tirol, onde centraliza as vendas de mais de 100 peças produzidas pelos nossos artesãos e produtores locais.
{gallery}trento{/gallery}
Surgimento das Festas do Carneiro no Rolete e Festa Trentina
Na década de 1990, A Associação Trento Transforma com a ajuda do Círculo Trentino de Curitiba, através do seu presidente na época, Sr. Ivanor Minatti, conseguiu-se um financiamento para os pequenos produtores da Colônia Santa Maria, que deveriam devolver o capital 2 vezes por ano.
Devido aos escassos recursos, pensou-se em fazer festas na Igreja da Nossa Senhora da Assunção, para poder honrar os pagamentos dos empréstimos tomados da Itália. Aí nasceu a Festa do Carneiro no Rolete da Colônia Santa Maria do Novo Tirol.
A Festa do Carneiro foi realizada durante 10 anos e foi extinta em 2012, por vários motivos, incluindo a falta da matéria prima (o carneiro) como também entraves legais. A Festa Trentina também criada pelos descendentes dos primeiros italianos que aqui chegaram, tem o objetivo de homenagear as famílias, fomentar o turismo, cultura e movimentar a região.