-
Anuncie: (41) 99774-0190
Comarca de Quatro Barras passa a contar com dois cartórios extrajudiciais

O Sistema de Justiça de Quatro Barras completou nesta semana um ciclo importante: a consolidação dos Serviços Extrajudiciais do Foro Regional de Quatro Barras. Em solenidade realizada na terça-feira (24), foram instalados o Cartório de Tabelionato de Notas e Protesto de Títulos, e o Cartório de Registro de Imóveis, Registro Civil de Pessoas Naturais, Títulos, Documentos e Pessoas Jurídicas.
A cerimônia realizada no Fórum Regional de Quatro Barras reuniu autoridades do Judiciário, Legislativo e Executivo, entre elas a corregedora do TJ-PR, desembargadora Dra. Ana Lúcia Lourenço; o juíz auxiliar da Presidência do TJ-PR, Dr. Rodrigo Otávio do Amaral, que representou a presidente do TJ-PR, desembargadora Dra. Lídia Maejima; a juíza e diretora do Fórum de Quatro Barras, Dra. Rita Borges de Área Leão Monteiro; o prefeito Loreno Bernardo Tolardo; o vice-prefeito Jarbas Mocelin; e os promotores de Justiça, Dr. André Luiz de Araújo e Dr. Octacílio Sacerdote Filho.
A juíza e diretora do Fórum, Dra. Rita Monteiro, disse que o município avança no caminho do progresso e hoje consolida um passo importante de sua autonomia. “A solenidade de hoje nos traz uma clara demonstração de que a população pode contar com os serviços da Justiça, de forma mais próxima, mais ágil, visando a prestação do melhor atendimento ao jurisdicionado”, afirmou.
O prefeito Loreno Tolardo relembrou o sonho, que começou lá trás, de transformar o município em comarca. “Era um sonho que parecia impossível, mas não para nós. Um sonho de muitas pessoas que iniciou em 2015, com a instalação do então Posto Avançado Descentralizado dos Juizados Especiais, e que se tornou realidade em janeiro de 2023, com a instalação do Fórum Regional de Quatro Barras, culminando agora com a instalação dos serviços extrajudiciais”, destacou ele.
Tolardo ainda lembrou a importante atuação do então presidente do TJ-PR, desembargador Dr. José Laurindo de Souza Netto, que foi um dos responsáveis pela instalação do Fórum Regional de Quatro Barras.
“Podemos dizer agora, de fato, que Quatro Barras está composta pela tríade dos poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário. Um ganho extremamente importante para a nossa população, que poderá obter, aqui na nossa cidade, os serviços de que necessita, com mais proximidade, agilidade e, sobretudo, com pessoas comprometidas em prestar um serviço de qualidade ao cidadão”, finalizou o prefeito.
A corregedora do TJ-PR, desembargadora Dra. Ana Lúcia Lourenço, e o juíz auxiliar da Presidência do TJ-PR, Dr. Rodrigo Otávio do Amaral, relembraram fatos históricos da cidade e seu pioneirismo no Estado, com seus caminhos históricos, citando também indicadores atuais da cidade que a colocam entre as melhores no Estado do Paraná no que diz respeito à qualidade de vida de seus moradores.
“A cidade de Quatro Barras se destacou nos últimos anos, tornando-se uma das melhores cidades para se viver. Neste período ocorreram projetos inovadores, a exemplo da instalação da Comarca. E hoje estamos aqui para instalar os Serviços Extrajudiciais, pois sabemos que os cartórios são instrumentos indispensáveis para o funcionamento da sociedade. Eles garantem a segurança jurídica, a proteção dos direitos dos cidadãos, a prevenção de fraudes e a efetividade das relações sociais”, afirmou a desembargadora.
Dra. Ana Lúcia ainda ressaltou que, para que esse momento acontecesse, foi necessária uma comunhão de esforços de várias pessoas. “Por isso nossos agradecimentos à presidência do TJPR, à Prefeitura de Quatro Barras, à Assembleia Legislativa, à magistrada do Fórum e à toda a equipe da Corregedoria de Justiça”, destacou a corregedora, ao enfatizar que a população de Quatro Barras não precisará mais se deslocar à Campina Grande do Sul para obter estes serviços.
PRESENÇAS – Na solenidade da terça-feira também estiveram presentes as cartorárias Maria Fernanda Giacomazzo Dalmaz e Denilze Inkote; o presidente da Câmara Municipal, Fernando Cunha; o vice-presidente da Casa de Leis, Antonio Cezar Creplive; a advogada Thamires Tolardo; os empresários Luiz e Leonardo Tolardo; o empresário Reginaldo Rodrigues; o ex-prefeito João Carlos Creplive; além de representantes do Judiciário, secretários municipais e vereadores.
SERVIÇOS EXTRAJUDICIAIS – Os serviços extrajudiciais começam a funcionar oficialmente nesta sexta-feira (27), em Quatro Barras. O Cartório de Registro de Imóveis tem como registradora Maria Fernanda Meyer Dalmaz, profissional com vasta experiência na área registral. De acordo com ela, a instalação do cartório representa um avanço para o desenvolvimento da cidade, estimulando a formalização de negócios, a valorização imobiliária e melhorando o ambiente econômico local.
O novo cartório fica localizado na Rua Nilo Fávaro, nº 55 – Sala 20, no Centro de Quatro Barras, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone/WhatsApp: (41) 99966-9444 ou pelo e-mail [email protected]. Fonte: Departamento de Comunicação