-
Anuncie: (41) 99774-0190
Cida Borghetti é cidadã honorária do Estado do Paraná
Ex-governadora foi condecorada com a honraria por iniciativa do deputado Adriano José (PP)
A Assembleia Legislativa do Estado do Paraná concedeu nesta terça-feira (27) o Título de Cidadania Honorária do Estado do Paraná à ex-governadora e ex-deputada estadual e federal, Cida Borghetti. A sessão solene reuniu parlamentares estaduais, amigos, familiares, empresários, além de lideranças políticas do Paraná e de outras unidades da Federação. Cida Borghetti foi a primeira mulher a governar o Estado do Paraná. A cerimônia, realizada por iniciativa do deputado Adriano José (PP), ocorreu em um Plenário lotado.
Durante a homenagem, Cida Borghetti agradeceu aos familiares e amigos que participaram de sua história. Ela lembrou sua trajetória pessoal, profissional e política no Estado que a acolheu. “Como cidadã honorária, meu coração permanece ligado ao Paraná – agora com a responsabilidade acrescida da honraria que hoje me foi entregue. Serei eternamente grata por fazer parte desta história vibrante. Que Deus abençoe o Paraná, sua gente corajosa, e que juntos continuemos a construir um futuro repleto de realizações e prosperidade”, disse.
Ela também recordou o período em que governou o Estado. “Gostaria de apresentar uma rápida prestação de contas do tempo em que tive a honra de servir ao Paraná como governadora – com o orgulho de ter sido a primeira mulher a governar o Estado. Durante nosso governo priorizamos o diálogo, a gestão eficiente e o combate incansável à corrupção. Nosso compromisso com a eficiência, fortalecimento dos municípios, desenvolvimento sustentável e políticas públicas inclusivas guiaram cada ação. Posso dizer com confiança que deixamos um legado de responsabilidade e progresso”, frisou.
Durante a solenidade, a Bancada Feminina da Assembleia Legislativa, representada pela segunda-secretária do Legislativo, deputada Maria Victoria (PP), também entregou à Cida Borghetti o prêmio Rosy de Macedo Pinheiro Lima. Criada na Assembleia, a premiação homenageia mulheres que se destacam em suas atividades e representam a força e determinação feminina. O prêmio lembra a história da primeira deputada paranaense, Rosy de Macedo Pinheiro Lima (1914-2002).
Para o proponente da solenidade, deputado Adriano José, esta é uma honraria merecida, motivada pela brilhante trajetória de realizações em favor do Estado. Para o parlamentar, Cida Borghetti desempenhou o cargo de governadora de forma exemplar, com diálogo, ética e transparência. Para ele, o título reflete o apreço e admiração conquistados junto à Assembleia e à população. “Ao longo de sua carreira, Cida Borghetti demonstrou comprometimento exemplar com as questões sociais, políticas e econômicas do Estado, contribuindo muito com o desenvolvimento do Paraná. Sua atuação como governadora é um marco histórico que merece ser reconhecido. Ao conceder este título, estamos reconhecendo e valorizando não apenas a sua trajetória pessoal e profissional, mas também o seu compromisso com a construção de um futuro melhor para todos os cidadãos do nosso Estado”, afirmou.
Poderes
O presidente do Poder Legislativo, deputado Ademar Traiano (PSD), comentou que a Assembleia homenageia uma mulher que é exemplo para todo o Paraná. “Cida foi governadora. É uma liderança inquestionável e, portanto, unanimidade aqui na Casa. Esta é uma noite para ficar registrada na memória de todos os paranaenses, com uma homenagem justa e merecedora”.
O governador do Estado, Carlos Massa Ratinho Junior, recordou a cooperação de Cida Borghetti com a política do Paraná. “Ela tem uma história de contribuição para o Estado como deputada e governadora, sempre muito atuante na vida pública. Tive a alegria de ter sido colega dela como deputado. Para mim, é uma alegria homenageá-la. Hoje, o Paraná reconhece esta história”, parabenizou o governador.
O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, definiu Cida Borghetti como a “grande madrinha das causas sociais do Paraná”. Greca recordou o período em que, prefeito, conviveu com a homenageada como governadora. “Ela fez muito bem a Curitiba. Quando governadora, Cida deu suporte e estrutura a Curitiba e as cidades da região metropolitana, destinando muitos recursos para obras de infraestrutura viária e integração do transporte coletivo”, lembrou.
Família
Filha de Cida Borghetti, a segunda-secretária da Assembleia Legislativa, deputada Maria Victoria (PP) também celebrou o trabalho da homenageada pelo Paraná. “Essa homenagem vai além do reconhecimento a sua brilhante trajetória na vida pública. É a consagração de uma mulher que dedica sua vida a construir um Paraná mais justo, próspero e humano. Por onde passou, deixou realizações que impactaram a vida de milhões de paranaenses. Levou a marca da gestão eficiente para o Provopar de Maringá, aqui na Assembleia Legislativa, na Câmara Federal, no Palácio Iguaçu e na Itaipu Binacional”, registrou.
Marido da nova cidadã honorária paranaense, o secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, deputado federal Ricardo Barros (PP), afirmou que a homenagem representa os frutos de uma dedicação à vida pública. “A política é muito exigente, nos exige praticamente todos os dias, mas o prazer de servir aos carentes, aqueles que precisam do poder público, é muito gratificante. A governadora Cida Borghetti fez uma carreira brilhante. Então hoje é um dia em que colhemos frutos desse esforço e sacrifício”, disse.