-
Anuncie: (41) 99774-0190
Campanha pelo fim da violência contra a mulher foi debatida com agentes comunitários de saúde em Pinhais
Encontro alusivo aos “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher” foi promovido pelo Núcleo da Paz e o Centro de Referência Maria da Penha na última sexta (25) na Secretaria de Educação
Na última sexta-feira (25), Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, aconteceu o 1º Encontro Alusivo aos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher, na Secretaria Municipal de Educação (Semed). A atividade foi promovida pelo Núcleo da Paz e o Centro de Referência Maria da Penha (CRMP), com Agentes Comunitários de Saúde do município, dentre outros profissionais, durante o período da tarde. A atividade integra a programação da campanha internacional, realizada no município pela Prefeitura de Pinhais, por meio do CRMP da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).
O evento teve a participação da prefeita Rosa Maria, das secretárias de Assistência Social, Rosangela Batista, e de Saúde, Adriane Carvalho; da vereadora Jane Carteira e do vereador Fabrício Sousa; além da coordenadora do Núcleo da Paz, Silmara Galvão, e da coordenadora do CRMP, Jocilene Queiroz.
Para a secretária de Assistência Social, Rosangela Batista, o evento marca mais um importante momento de discussão sobre o tema. “A gente tem visto que a sensibilização e a luta é diária. Essa semana atendemos uma mulher em situação de cárcere privado, a gente ouve uma situação dessa e fica pensando: ‘acontece isso hoje?’, e acontece. Que violências essa mulher sofre diariamente, que a própria família fica com as mãos atadas? Precisa chamar o poder público para retirá-la desse cativeiro. Na época de pandemia houve um aumento muito grande de violência, seja no segmento mulher ou criança, idosos, a gente tem dados que mostram isso. Então, a sensibilização e a luta são diárias”, reforçou.
A prefeita Rosa Maria destacou o início da campanha, lançada no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, que considera a dupla vulnerabilidade da mulher negra a situações de violência. “Uma data extremamente simbólica, porque sabemos que se a mulher é vítima de violência, de uma série de discriminações e preconceito, é muito mais a mulher negra, isso é um fato constatado pelo mundo, pela sociedade. Então eu vejo que estarmos aqui hoje discutindo, trazendo uma pauta dessa ordem me dá a dimensão de que essa é realmente a caminhada. Não existe outro jeito, a não ser discutirmos mais, a não ser nos organizarmos mais”, afirmou.
Ações em Pinhais reforçam movimento mundial
Alinhada ao movimento mundial, o objetivo da campanha é conscientizar a população sobre os diferentes tipos de agressão contra meninas e mulheres. A mobilização anual é empreendida por diversos atores da sociedade civil e do poder público.
Mundialmente, a campanha é realizada em 16 dias de ativismo. Já no Brasil, acontece de 20 de novembro a 10 de dezembro. O encerramento contempla a data de proclamação da Declaração Universal dos Direitos Humanos, cujo objetivo é também propor medidas de prevenção e combate à violência, além de ampliar os espaços de debate com a sociedade.
No dia 7 de dezembro, o CRMP leva a iniciativa “Homens Contra a Violência”, fazendo a distribuição do laço branco, marca da campanha, e materiais orientativos aos servidores homens da Prefeitura e Câmara Municipal. A ação passará pelas Secretarias Municipais de Obras Públicas, Câmara Municipal, Delegacia de Polícia Civil de Pinhais e sede da Guarda Municipal.
Serviço
21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher
Centro de Referência Maria da Penha fica – Rua 21 de Abril, 321, Centro.
Atendimento de segunda a sexta, das 8h às 17h. Contatos por telefone/WhatsApp: (41) 99186-6656 e e-mail: mariadapenha@pinhais.pr.gov.br
Situações de violência devem ser denunciadas à Guarda Municipal pelo Disque 153 ou aplicativo 153 Cidadão