-
Anuncie: (41) 99774-0190
Caminhada de combate ao Feminicídio marca a luta contra a violência de gênero em Piraquara
A manifestação ocorreu ao meio dia de 22/7 – Dia Estadual de Combate ao Feminicídio
O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher de Piraquara – CMDDM e a Coordenadoria das Políticas para as Mulheres – CPM, com o apoio da Prefeitura Municipal, da Polícia Militar, Polícia Civil do Paraná, Ministério Público e Secretarias Municipais, realizaram uma Caminhada cívica de Combate ao Feminicídio no centro de Piraquara, saindo da sede da Prefeitura na Avenida Getúlio Vargas com término entre a Avenida Getúlio Vargas e a rua Adelio Gomes de Aguiar. A concentração foi em frente à Prefeitura Municipal.
O Evento que aconteceu em todo estado, no último dia 22, faz parte da Campanha Paraná Unido no Combate ao Feminicídio, realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa. Caminhada foi realizada em Piraquara e em outras 100 cidades do Estado do Paraná.
Mais de 200 mulheres, homens e crianças participaram da caminhada que contou com carro de som e a locução do secretário de Cultura e Esporte Professor Anderson Barbosa, que agradecia as mulheres e homens dos comércios que retribuíam com acenos, palmas e bexigas brancas, durante a caminhada.
No final da caminhada, em frente a farmácia Preço Popular foi montada uma arvore chamada Árvore da Vida, onde as mulheres e demais participantes, poderiam colocar bilhetes pedindo paz, não à violência e suas mensagens etc.
CONSELHO MUNICIPAL DE DEFESA DOS DIREITOS DA MULHER DE PIRAQUARA
O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher de Piraquara é um órgão colegiado de natureza consultiva e deliberativa, integrante da estrutura básica da Secretaria de Governo da Prefeitura Municipal, instituído com a finalidade de formular e propor diretrizes de ações voltadas à promoção dos direitos das mulheres e atuar no controle social de políticas públicas de igualdade de gênero.
Foi criado pela Lei Municipal Nº 305 de 1997. Ficou inativo por quase 10 anos e em 2014, foi retomado a partir de um grande encontro de mulheres realizado na Câmara Municipal de Piraquara. Atualmente o Conselho é composto por 09 representantes da sociedade civil e 09 representantes do poder público.
DIA ESTADUAL
O Dia Estadual de Combate ao Feminicídio pela lei 19.873/2019, sancionada pelo governador Ratinho Junior. A data de 22 de julho foi escolhida em referência à morte da advogada Tatiane Spitzner, de Guarapuava, vítima do crime. O autor do crime foi condenado a mais de 30 anos de prisão. Diga não ao feminicídio. Diga não à violência contra mulher! Denuncie Disque 180 – Central de Atendimento à Mulher, é anônimo e gratuito.