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Avança a obra na trincheira da Linha Verde Norte que vai conectar Curitiba à Região Metropolitana
As obras do lote 4.1 da Linha Verde Norte, na região do Trevo do Atuba, seguem em andamento com a evolução dos serviços de pavimentação e de escavação e preparação de pavimentação na nova trincheira que servirá de ligação entre Curitiba e a Região Metropolitana e fará a interseção com a antiga BR-116. O progresso na intervenção foi vistoriado nesta sexta-feira (7/7) pelo prefeito Rafael Greca.
As obras do lote 4.1, o trecho final da Linha Verde, acontecem ao longo de 2,84 km entre as estações Atuba e Solar, do transporte coletivo.
“Essa é a maior obra viária em curso na cidade. A trincheira formada por 32 metros de largura e 500 metros de extensão está avançando para unir Curitiba a Colombo, fazer convergência com a antiga rodovia e com a Avenida Mascarenhas de Moraes, na ligação entre os bairros Atuba e Santa Cândida”, disse Greca.
O prefeito, que esteve acompanhado do secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues, também destacou avanços na pavimentação.
“Estamos terminando um trecho de aproximadamente 500 metros de asfalto novo na marginal direita da via. A ideia é entregar o mais rápido possível esse trecho à população e já começar a trabalhar para fazer a estação de BRT (Bus Rapid Transit) do Conjunto Solar”, completou Greca.
Liberação de tráfego
As equipes trabalham na conclusão da pavimentação na marginal direita da via, na extensão de 500 metros compreendido entre a Loja Daju e o supermercado Atacadão, sentido Atuba. A previsão é que no prazo de aproximadamente dez dias esse trecho seja liberado de forma definitiva ao tráfego. A abertura aos motoristas depende das condições climáticas que influenciam o andamento dos trabalhos.
“Com a abertura da via, o trânsito vai ganhar fluidez numa rua completamente requalificada. E com isso também poderemos abrir frente para a implantação da nova Estação Solar”, explica Rodrigo Rodrigues.
Os trabalhos no Lote 4.1 são os mais complexos do trecho norte da Linha Verde. Incluem diversas obras de arte de engenharia – trincheira e alças de acesso, terraplanagem, pavimentação, drenagem, paisagismo, obras complementares, sinalização viária, relocação de postes de energia, semaforização e acessibilidade. Também contemplam a infraestrutura para as futuras estações Atuba e Solar.
No local conhecido como Trevo do Atuba foram escavados e retirados cerca de 93 mil metros cúbicos de terra do total de 135 mil metros cúbicos necessários para implantação do complexo de trincheiras. Também foram executadas cerca de 1.800 estacas em concreto, de 4 a 15 m de comprimento, que vão formar as paredes de contenção da nova Trincheira do Atuba. Os trabalhos neste local seguem com os serviços de tirantes, drenagem, terraplenagem e camadas iniciais de pavimentação.
Neste trecho, por questão de segurança e devido às etapas em andamento, foi necessário, de forma provisória, estreitar o tráfego para apenas uma faixa, em um trecho de 200 metros. Na outra extremidade, para receber a nova Estação Solar do transporte coletivo, os trabalhos já passaram da metade, com 60 mil metros cúbicos aterrados. Foram necessárias 2.500 carretas carregadas de pedra moledo para o aterro. A obra está sendo realizada com recursos repassados pela Caixa Econômica Federal. A coordenação e fiscalização dos trabalhos é feita pela Secretaria Municipal de Obras Públicas.
Na gestão do prefeito Rafael Greca foram finalizados e colocados em funcionamento os lotes 3.1 da Linha Verde Norte (do Viaduto da Avenida Victor Ferreira do Amaral até as proximidades do Hospital Vita, numa extensão aproximada de 2,46 km) e o 3.2, numa extensão de 2,8 km que inclui a trincheira que liga a Rua Fúlvio José Alice, no Bairro Alto, à Rua Amazonas de Souza Azevedo, no Bacacheri.
Com as duas entregas, 85% do eixo da Linha Verde que serve ao transporte coletivo foram concluídos. A finalização do lote 4.1 acontecerá até o segundo semestre de 2024.