Auto de Natal com Grupo Lanteri leva encantamento para o Parque das Águas

E espetáculo faz parte da programação do Natal Encantado de Pinhais e retrata a história do nascimento de Jesus, encenado pelo grupo que tem experiência de mais de 40 anos no cenário cultural

No último dia 15, o Grupo Lanteri levou para o palco instalado no Parque das Águas de Pinhais a sua experiência de mais de 40 anos no cenário cultural de Curitiba para a apresentação do Auto de Natal. O evento dá sequência à maior programação natalina da história do município e contou com a presença da comunidade mais uma vez.

O diretor de produção do Grupo Lanteri, Edson Luiz Martins, falou sobre o formato da apresentação que reforça o verdadeiro sentido do Natal. “Nós preparamos um Auto de Natal que é a história do nascimento de Jesus, então nós contamos toda a história do povo, desde as primeiras profecias e de que maneira que elas foram se realizando ao longo do tempo até chegar ao próprio nascimento de Jesus. Nós gostamos de contar essa história assim, porque hoje em dia a gente vê o Natal muito mais como luzes, presentes, e acabamos esquecendo o verdadeiro sentido do Natal que é comemorar a vinda de Jesus”, detalha o diretor de produção.

Camila Martinez Martins interpretou Maria na peça e falou após o espetáculo em Pinhais. “É muito emocionante e cada vez que a gente sobe no palco é uma emoção diferente e cada público também, cada cidade, passa uma emoção diferente. Pinhais é maravilhoso, está muito encantador e muito emocionante”, declarou Camila.

Jenifer Katia Rodrigues Carneiro morou em Pinhais e hoje vive na cidade vizinha Piraquara e depois de assistir ao Auto de Natal ao lado da família enalteceu a apresentação e o município. “Maravilhosa, uma apresentação muito gostosa para trazer a família, as crianças para ver. Natal é o momento de reunir toda a família, a gente está aqui reunido, é um momento de amor, de esperança, que traz um pontinho de esperança, de coisas boas, coisas novas chegando. Pinhais é maravilhoso, sempre proporciona para a família esses eventos, não tem nem comparação, maravilhoso”, disse a espectadora.

A prefeita Rosa Maria declarou que o Auto de Natal traz a celebração da vida em um momento especial. “Que bela apresentação, que vem para encher nosso coração de amor e esperança. Passamos por momentos tão difíceis, especialmente durante a pandemia e agora estamos aqui para celebrar a vida. O Parque das Águas é um santuário, infinitamente maravilhoso, um lugar que Deus nos abençoou, e hoje como prefeita posso dizer que estou bem feliz e agradeço a presença de todos, agradeço ao Grupo Lanteri que veio aqui com tanto carinho, parabenizo a equipe da Prefeitura de Pinhais que organiza eventos especialmente para a população e visitantes. Agradeço imensamente e desejo um feliz Natal”.

Grupo Lanteri

O Grupo Lanteri há mais de 40 anos ocupa lugar de destaque no cenário cultural de Curitiba pela qualidade do seu trabalho e de suas propostas inusitadas, levando cultura à grande massa popular. Desde sua origem, o grupo mantém como característica principal “o teatro feito pelo povo para o povo”. Seus integrantes são voluntários, pessoas de todas as idades, religiões e classes sociais. A qualidade artística oferecida pelo grupo e a dedicação de seus inúmeros participantes cria uma relação íntima entre espectador e espetáculo, fato que se repete todos os anos. E esta identificação público-espetáculo atrai sempre novos integrantes.

Edson também faz um convite a todos que têm interesse em integrar o grupo que atua para resgatar as origens do teatro. “Quero deixar claro que todos que quiserem participar é só entrar em contato nas redes sociais do Grupo Lanteri, todas as pessoas que querem participar são aceitas, não há nenhum tipo de exigência, de experiência, idade ou formação. Atuamos há 46 anos e a ideia é realmente essa, pegar elementos do povo, como era o teatro na sua origem, que era um teatro feito para contar os principais acontecimentos para toda população. Então essa é a nossa ideia, é o teatro popular de rua mesmo”, destaca o diretor.

Compartilhe este artigo!