Atalho Piraquara: o primeiro inventário do patrimônio cultural realizado no Centro Histórico de Piraquara

O Centro Histórico de Piraquara tem muito a nos contar. A área guarda vestígios como testemunhos do passado, visíveis principalmente na arquitetura de várias casas e construções, a Estação Ferroviária, por exemplo, construída nos anos de 1940. Existem diversas estruturas, ainda mais antigas e muito menos conhecidas, como canais hidráulicos feitos para movimentar as indústrias centenárias, ruínas de fábricas, trilhos de trem, e até mesmo espaços hoje materialmente vazios dos quais podemos recuperar informações do passado.

Centro Histórico de Piraquara
Centro Histórico de Piraquara
Centro Histórico de Piraquara

Mas, muito além do período de industrialização a partir do final século XIX, e mesmo da colonização que remonta à metade do século de 1600, Piraquara possui uma paisagem cultural milenar, ocupada por populações indígenas pré-coloniais há pelo menos 10 mil anos. Esses períodos nos deixaram uma pluralidade de histórias e de registros materiais do passado que se mantêm no nosso presente.

Atualmente está em realização o primeiro “Inventário participativo do patrimônio cultural do Centro His- Atalho Piraquara: o primeiro inventário do patrimônio cultural realizado no Centro Histórico de Piraquara O tórico de Piraquara-PR”. Projeto contemplado por um edital público através do Política Nacional Aldir Blanc em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura Esporte e Lazer da Prefeitura de Piraquara. Com o nome de divulgação de Atalho Piraquara o projeto prioriza a participação da comunidade e visa identificar a diversidade das manifestações culturais com interesse de preservação. A pesquisa está realizando um levantamento inédito dos bens culturais e lugares de relevância histórica com a finalidade de contribuir para a valorização do patrimônio histórico e cultural do município. E ao longo de 2025, o projeto irá produzir um banco de dados, com o qual o poder público municipal poderá formular ações que possibilitem a valorização e a salvaguarda desses bens culturais.

Com uma equipe multidisciplinar da empresa Traço Cultural Arquitetura e Patrimônio, a pesquisa abrange um amplo levantamento do Centro Histórico de Piraquara, desde a análise de estilos arquitetônicos e seus estados de conservação, vestígios arqueológicos, revisão histórica bibliográfica, até o registro fotográfico atual e a modelagem digital de antigos edifícios em 3D. E para ampliar a comunicação, a partir de maio será realizada uma série de visitas guiadas, em que a comunidade será convidada a percorrer a área do Centro Histórico acompanhada pelos profissionais técnicos em um diálogo patrimonial. Para tornar o diálogo mais acessível, essas visitas serão acompanhadas por uma intérprete de Libras. Além disso, o projeto apresenta uma estratégia de divulgação que inclui uma conta de Instagram específica, que pode ser seguida através do @atalhopiraquara, com acesso no QR Code.


Equipe Atalho Piraquara

Compartilhe este artigo!