As dificuldades e soluções no início do negócio pautam Talk Show do CJE

O Conselho de Jovens Empresários (CJE) da Associação Comercial do Paraná (ACP) promoveu, na noite de quarta-feira (18), o Talk Show: Dores e Soluções no início do negócio. “Cada um de vocês têm um ponto importante para dividir conosco. Estou há 11 anos na Casa, comecei nas Câmaras Setoriais até chegar na presidência e não me arrependo nem um dia. Me deu uma visão melhor do que faço todo dia no meu negócio. E todo dia me pergunto: ‘Em que eu acredito?’ É preciso ter clareza dessa resposta. Acredito muito no Conselho Jovem, nas relações pessoais que cada um tem a oferecer”, afirmou o Presidente, Antonio Gilberto Deggerone.

O coordenador do CJE, Odilon Grube, foi o mediador do Talk Show, que contou com a participação dos jovens empresários Marcos Czar, Ricardo Abdullah, Eduardo Castellano e Keyla Braga, que responderam às perguntas já elaboradas pela comissão. Grube reforçou a importância dos jovens empresários participarem da ACP. “Acredito que o associativismo transforma, faz com que eu cresça. E o CJE tem crescido e trazendo jovens empresários para se associar”, disse o coordenador.

Eduardo Castellano, economista e proprietário da Respiro Café, compartilhou sua jornada de empreendedorismo inspirada em uma linha de pesquisa que conheceu na universidade, voltada para negócios com impacto social. Ele explicou que sua intenção inicial era garantir a sustentabilidade financeira do negócio enquanto capacitava os funcionários em parceria com uma ONG, embora essa iniciativa não tenha obtido o sucesso esperado. “A decisão mais importante foi refletir sobre questões fundamentais como ‘Qual é o meu negócio? Quem é meu cliente? Onde está o cliente? O que o cliente compra?’. Essas perguntas, embora pareçam óbvias, são muitas vezes negligenciadas pelas empresas, e me ajudaram a moldar o modelo de negócio”, explicou Castellano, destacando que o nome “Respiro Café” surgiu da percepção de que o café é uma pausa, um momento de respiro.

Ricardo Abdullah, contador e sócio fundador da Quinze Jeans e QDV Outlet, trouxe à discussão os aspectos financeiros essenciais para o sucesso de um novo negócio. Segundo ele, é crucial entender o ponto de equilíbrio e a margem de lucro, além de questionar a competitividade do produto no mercado. “A margem de lucro deve ser coerente com o mercado. É necessário conhecer o mercado e ter uma mentalidade focada na solução. Sem isso, a frustração é inevitável”, aconselhou Abdullah.

Marcos Czar, estrategista de marca, ressaltou a importância de investir em branding logo no início de um empreendimento. Ele explicou que a definição clara da marca determina o valor do negócio no longo prazo. “Em dez anos, ou você se torna uma mercadoria ou uma marca. Quando você se posiciona como marca, as pessoas te procuram pelo que você representa, não apenas pelo preço. É possível construir uma marca forte com perguntas bem elaboradas e respostas assertivas, sem necessidade de grandes investimentos”, afirmou Czar.

Keyla Braga, CEO da Adclick Digital Marketing, especializada em tráfego pago, enfatizou a relevância da presença online desde o início de um empreendimento. “O Brasil está em segundo lugar no ranking mundial de pessoas conectadas, com uma média de 9 horas e 13 minutos diários na internet. É vital que as empresas estejam nesse ambiente para criar autoridade e ampliar a marca”, destacou Keyla. Ela também aconselhou investir em tráfego orgânico e desenvolver uma estratégia clara para conquistar um posicionamento diferenciado no mercado.

O talk show, parte das ações do Conselho de Jovens Empresários (CJE), vem promovendo encontros mensais que discutem diferentes temáticas, atraindo tanto jovens empresários quanto conselheiros e a diretoria da Associação Comercial do Paraná (ACP).

Compartilhe este artigo!