-
Anuncie: (41) 99774-0190
Administração da prefeita Rosa Maria em Pinhais é aprovada por 81,5% da população
Levantamento realizado pelo Paraná Pesquisas ocorreu entre os dias 15 e 17 de dezembro; serviços públicos também foram avaliados e tiveram números positivos
A Paraná Pesquisas realizou, entre os dias 15 e 17 de dezembro, um levantamento que aponta como resultado que 81,5% da população de Pinhais aprova a gestão da prefeita Rosa Maria. Foram ouvidas 708 pessoas com mais de 16 anos de idade, sendo que a amostra representativa do município de Pinhais tem um grau de confiança de 95%.
Os números positivos se estendem também à avaliação dos principais serviços públicos prestados, como coleta de lixo, escolas e creches municipais, pavimentação de ruas, manutenção de calçadas, limpeza pública, melhorias e manutenção da rede de iluminação pública, assistência social e ajuda aos mais carentes, obras públicas, segurança pública, geração de emprego e saúde pública.
A pesquisa divulgada corrobora um ano de conquistas e reconhecimentos pelo trabalho desenvolvido no município. À frente da administração municipal, a prefeita Rosa Maria segue contando com servidores e servidoras comprometidos com a excelência na realização do serviço público, o que tem rendido à Pinhais inúmeras premiações e o título de cidade referência.
Entre os destaques, a conquista do posto de cidade mais sustentável do Brasil, ao ficar em 1º lugar na etapa nacional do Prêmio Band Cidades Excelentes de 2023, entre as cidades com mais de 100 mil habitantes. Pinhais obteve ainda o Selo Caixa Gestão Sustentável, criado pela Caixa Econômica Federal para cidades que apresentam indicadores públicos que demonstrem a aplicação de boas práticas de Governança e Responsabilidade Socioambiental (ESG) na gestão pública local; foi 2º lugar estadual em ranking do Ministério da Saúde; está no topo do último Ranking de Competitividade dos Municípios.
O município da RMC tem sido considerado também modelo de segurança para o Brasil, com a Muralha Digital, a nova Central de Monitoramento e os Módulos Eletrônicos de Monitoramento, já foi apresentado a dezenas de autoridades representantes de cidades em todo o Brasil. Destaque ainda para o fato de Pinhais ter subido mais de 50 posições e estar na 25ª colocação no Índice de Transparência da Administração Pública (ITP) de 2023, divulgado pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE), com nota 95,37%.
Melhorias constantes na infraestrutura, com obras em todas as regiões, também é uma marca do município. Ao longo de 2023, passou a ter quatro bairros com iluminação 100% em LED. “Em 2023 destaco o trabalho, a coragem, a competência de todos os nossos servidores, o trabalho em equipe. E uma população que participou contribuindo decisivamente para o desenvolvimento da nossa cidade, com muitas conquistas. Então 2023 está se encerrando com muitas alegrias. Os números comprovam todo esse trabalho”.
Histórico de Rosa Maria
Rosa Maria de Jesus Colombo, mais conhecida como Rosa Maria, é natural do Norte do Paraná, da cidade de Santa Fé, porém desde pequena morou em Kaloré. Professora há quase 40 anos, foi diretora por duas vezes do Colégio Arnaldo Busato, o maior colégio estadual de Pinhais. Na prefeitura, atuou como secretária municipal de educação (2009/2012) na gestão do então prefeito Luizão Goulart, implantando diversos projetos, como a escola em tempo integral, eleição para diretoras, modernização do ensino e concurso para professores, pedagogos e educadores, ampliação e reforma, além de construção de diversas novas escolas, criando centenas de novas vagas. Em 2012, Rosa Maria foi eleita a vereadora mais votada de Pinhais e na Câmara se destacou com importantes projetos para a cidade. Durante o segundo mandato do prefeito Luizão, assumiu também a Secretaria de Administração; em 2016 foi eleita vice-prefeita ao lado de Marli Paulino, com 82% dos votos. Em 2020, Rosa Maria e Marli Paulino se elegeram novamente. Em abril de 2022, Rosa Maria assumiu a Prefeitura de Pinhais.