-
Anuncie: (41) 99774-0190
3ª Edição do Julho das Pretas promoveu dois dias de celebração, cultura e resistência em Piraquara

Nos dias 25 e 26 de julho, a Prefeitura de Piraquara, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Igualdade Racial, realizou a 3ª edição do evento Julho das Pretas, uma iniciativa que promove a valorização da cultura afro-brasileira e o fortalecimento da luta antirracista.
Com o tema “Trançando Saberes”, a edição deste ano foi realizada em dois espaços: o Teatro Municipal Heloína Ribeiro de Souza, no Centro, e o Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), no Guarituba. A proposta foi ampliar o acesso, a representatividade e a escuta ativa em diferentes regiões do município, reunindo centenas de pessoas em uma rica programação voltada à valorização do protagonismo das mulheres negras e à visibilidade da população negra de Piraquara.
A programação foi marcada por uma intensa diversidade cultural. Entre os destaques, os shows das bandas Joia Rara e Jay de Oyá envolveram o público com ritmos que exaltam a ancestralidade e a musicalidade afro-brasileira. As demonstrações de trança afro, amarrações de turbante e maquiagem étnica chamaram a atenção pela beleza, força simbólica e afirmação da identidade negra, com a participação de profissionais reconhecidas como Ju Braids, Deby Tranças, Natália Cá, Nega Nena, Day Maquiadora e Neli Mumuki.
Além das expressões artísticas, o evento promoveu rodas de conversa que fomentaram reflexões profundas sobre identidade, racismo estrutural e o papel da mulher negra na sociedade. Foram espaços de troca, escuta, aprendizado e fortalecimento coletivo.
A secretária municipal de Cultura e Igualdade Racial, Patrícia Viana Rocha, enfatizou em sua fala a importância de promover o reconhecimento e a reparação histórica da população negra: “A reparação histórica do povo negro deve ser compreendida como uma responsabilidade coletiva. Não se trata de separar mulheres negras de mulheres brancas, mas de reconhecer os danos históricos causados à população negra e, a partir disso, agir de forma consciente e unificada na luta contra o racismo.”
O Julho das Pretas, celebrado em alusão ao 25 de julho – Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, promove a valorização da cultura negra, o combate ao racismo e o fortalecimento das políticas públicas de igualdade racial.
Também participaram da ação, a Primeira-dama e Secretária da Mulher, Ana Mazon Tesserolli e a Vice-prefeita, Loireci Dalmolim.