-
Anuncie: (41) 99774-0190
1° evento Abril Indígena ocorreu no Território Floresta Indígena Estadual Metropolitana de Piraquara, durante os dias 18, 19 e 20
Nos três dias estiveram presentes, professores, alunos, pais de alunos, coletivos, ONGS e Prefeitura Municipal de Piraquara através das secretarias da Educação e da Cultura, Esporte e Lazer.
No encerramento, 20 de abril de 2022, estiveram presentes no evento diversos educadores dos meios de educação e líderes do MST (Movimento Sem Terra).
Também contamos com as ilustres presenças do antropólogo Pedro Henrique Ribas Fortes, do historiador José Roberto de Vasconcelos Galdino (UEPG) e do arqueólogo Julio Cezar Telles Thomaz, os quais vão desenvolver juntamente com os povos indígenas que compõem a Retomada da Floresta Metropolitana de Piraquara, pesquisas que reafirmam a presença e existência da ancestralidade indígena na região.
Outro órgão responsável pelas demandas dos povos indígenas, FUNAI, também esteve presente no evento.
Foram realizadas atividades culturais diversas, destacando as etnias Kaingang, Guarani Nhandewa, Terena Tukano e Guarani Mbyá.
A organização avalia positivamente este evento como sendo oportunidade para dar visibilidade a luta dos povos indígenas que estão presentes na região metropolitana de Curitiba.
Destacaram-se as noites culturais onde houve momentos de conexão com a espiritualidade através do cânticos sagrados que foram fundamentais na condução do evento.
As lideranças do Território reforçaram que as lutas continuarão ao longo do ano.
“Estamos em constante (re)conexão e (re)encontro com nosso território sagrado”. “Nhanderekó (modo de vida indígena de preservar, de cuidar, de pensar nas futuras gerações para salvar o planeta)”, são algumas das frases de emponderamento da luta pelo bem-viver e da luta pelo território sagrado.
Texto: @nhandewa_tiago