Além da maternidade: Hospital Papa Francisco também é centro de diagnóstico e especialidades
O Hospital e Maternidade Municipal Papa Francisco consolidou-se como um pilar fundamental para a saúde dos moradores de Pinhais. Além de ser uma referência para os nascimentos, a estrutura também foi projetada para oferecer agilidade em diagnósticos e procedimentos de média complexidade.
A unidade conta com tecnologia de ponta para a realização de exames que, anteriormente, muitas vezes exigiam o deslocamento dos pacientes para outras cidades da região metropolitana. Entre os principais serviços disponíveis, destacam-se:
- Exames de Imagem: radiografias (raio-X), ultrassonografias (incluindo exames obstétricos e morfológicos) e eletrocardiogramas.
- Exames Laboratoriais: análise dos exames de sangue e urina coletados na UPA ou USF, ajudando a reduzir o tempo de espera pelo resultado.
Cabe destacar que desde o dia 1º de dezembro de 2025, data em que a unidade passou a operar, até o dia 5 de fevereiro de 2026 foram realizados 15.169 exames e 2.472 prontos atendimentos.
É importante reforçar que o Hospital Papa Francisco não funciona no modelo de “porta aberta” para pronto-atendimento geral (exceto no caso de urgências obstétricas). Para garantir a organização e a eficiência, o acesso aos exames e consultas especializadas segue um fluxo rigoroso:
- Consulta inicial: o paciente deve procurar primeiro a sua Unidade de Saúde da Família (USF) de referência.
- Avaliação e encaminhamento: o médico da USF avalia a necessidade do exame
- Agendamento: caso necessário, a solicitação é inserida no sistema de regulação da Secretaria Municipal de Saúde, que realiza o agendamento conforme a prioridade e disponibilidade de vagas no hospital.
“Esse sistema de encaminhamento garante que o hospital atenda quem realmente precisa de procedimentos especializados, mantendo as Unidades de Saúde da Família como a porta de entrada para o cuidado básico e preventivo”, explica a secretária de Saúde de Pinhais, Adriane da Silva Jorge Carvalho.
Estrutura moderna e humanizada
O Hospital e Maternidade Municipal Papa Francisco conta com 90 leitos, sendo 20 de UTI (10 neonatal e 10 adulto). Com atendimento 100% SUS, é fruto de parceria público-privada (PPP), cuja operação funciona por concessão administrativa de 35 anos pelo Consórcio Saúde Pinhais Ltda, vencedor do processo de licitação. Os investimentos, na ordem de R$ 126 milhões, são oriundos do programa Avança Pinhais.
Com leitos modernos e equipamentos de última geração, o hospital foi pensado para oferecer conforto aos usuários. “A separação dos fluxos permite que, enquanto as futuras mamães recebem um atendimento acolhedor na ala da maternidade, outros pacientes realizem seus exames de diagnóstico com rapidez em alas específicas, otimizando o tempo de resposta da saúde pública de Pinhais”, completa a secretária.
“O hospital dispõe de uma infraestrutura completa, composta também por UTI Adulto e enfermaria de clínica médica. Nesse sentido, nossa atuação é estratégica no suporte à rede de saúde, recebendo exclusivamente pacientes referenciados via UPA ou USF, garantindo a continuidade do cuidado intensivo e clínico para os casos que demandam maior complexidade”, destaca a médica que atua no hospital, Sofia Filippe Mariani.


