A palavra refletir vem do Latim Refectere

O que poderíamos refletir em outubro, tantos outubros já se passaram, quantas recordações, quantas belas lembranças. Recordações e lembranças, que não podem mais ser, modificadas. São memórias vividas, com significados próprios que nós fazem, querer voltar no tempo, procurando uma maneira de refletir fatos e acontecimentos vivenciados. E, como o tempo não retrocede , ficam as lembranças bailando em nossas mentes ressignificando o que já passou. Mas, o passado não podemos reviver. Porque a vida segue rápida em muitas outras direções. Temos sim, é que dar conta do presente, compreendendo o Mundo que nos cerca, com todas as suas implicações.

Para refletir outubro na atualidade, temos que acordar para os fatos e acontecimentos, que são divulgados e noticiados no dia a dia, e que devido a globalização chegam muito mais rápidos em nossas casas. Antigamente as correspondências e notícias demoravam muito para chegar em nossas mãos. Esses serviços de entregas eram feitos pelos correios, pelos telégrafos e telefone pois ainda não existiam televisores, nem telefones celulares. Mas agora tudo é diferente o desenvolvimento da tecnologia e a aceleração dos meios de comunicação, facilitaram a integração do Mundo, através da globalização, que destravou o atraso, daquela época. Atrasos, não só no conhecimento em todas as suas dimensões, mas também na tecnologia, nas Ciências, na industrialização, nos meios de transportes ,nas linguagens. Mas, a aquisição dessa vasta gama de conhecimentos possibilitou a inserção do homem, no Mundo, que chamamos Moderno mas, que, infelizmente, nem todos têm acesso, devido as diferenças sociais e econômicas, a falta de informação e também questões no desenvolvimento da Educação, que dificultam a formação intelectual, profissional e política da população.

O mês de outubro nos traz muitas datas comemorativas, todas importantes, mas neste trabalho, citaremos as que mais chamam a atenção e que se referem a fatos e profissões que estão diretamente ligados a atividades humanas, em prol da humanidade. São elas: Dia da Ciência e da Tecnologia, Dia Internacional das pessoas idosas, Dia Internacional da não violência, em homenagem ao líder pacifista indiano Mahatma Ghandhi, Dia da promulgação da Constituição Brasileira, em 1988, chamada também de Constituição Cidadã, Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, Dia das Crianças, Dia do Metereologista; Dia dos professores; Dia Mundial da Alimentação; Dia Nacional da vacinação; Dia do Médico; Dia do aviador; Dia das Nações Unidas, Dia do Aviador; Dia do Servidor Público; dia Nacional do Livro, e outras.

Entre as data aqui registradas, temos que fazer referência em especial para as crianças que devem ser tratadas com mais amor, respeito, dignidade, não só por suas famílias, mas pela sociedade, escolas e instituições, que atuam no mundo infantil, em prol da educação, e da segurança. Não adianta ser comemorado o dia, têm que ser criados projetos para tirar as crianças da violência das ruas, tem que ser criados ambientes propícios para acolher essas crianças.

Outubro, também dos médicos, que prestam serviços nos hospitais junto aos infectados pelo coronavirus e outras doenças, são profissionais que pela sua formação e dedicação merecem todo nosso respeito e admiração, pelo esforço continuo salvando vidas.

Também, temos que nos lembrar dos professores, que diariamente se dedicam nas escolas, a ensinar, transferir conhecimentos e na formação de alunos de todas as idades. Esses profissionais atualmente, têm sido desvalorizados, humilhados e maltratados, nenhuma consideração tem sido demonstrada para professores e educadores, pelas autoridades. O que seria de um país onde não existissem escolas e nem professores? Educação e saúde, em qualquer sociedade devem ser prioridade para a formação de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, críticos, em relação a situações que ferem seus princípios e sua valorização.

Que outubro, traga soluções para os momentos que estamos vivendo.


Teresinha Lucia Batista da Silva 

Compartilhe este artigo!