Assembleia Legislativa do Paraná sediou evento sobre Selo ABNT de boas práticas no combate à violência contra as mulheres
A Assembleia Legislativa do Paraná recebeu, no dia 4 de março, no Plenário da Casa, o evento “Selo ABNT e Políticas de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres: boas práticas e oportunidades para o setor público e privado.” O objetivo foi apresentar a certificação de iniciativa da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) em parceria com o Instituto Nós Por Elas, que reconhece empresas e instituições públicas e privadas comprometidas com a promoção da igualdade de gênero e o enfrentamento à violência contra as mulheres.
Durante o evento, foi apresentado o manual do procedimento de certificação, que estabelece diretrizes e critérios para a concessão dos selos (bronze, prata, ouro e platina). Para serem contempladas, as organizações devem comprovar, por meio de auditoria realizada pela ABNT, a adoção de práticas institucionais voltadas à prevenção da violência, ao acolhimento de vítimas e à promoção de ambientes seguros e respeitosos.
O encontro também pretende estimular o debate e incentivar gestores e legisladores municipais a atuar na adoção de políticas públicas e de outras medidas que incentivem empresas a implantarem boas práticas no combate à violência contra as mulheres. A certificação representa um passo importante na construção de uma cultura organizacional mais ética, inclusiva e responsável, estimulando o engajamento do setor público e privado na luta pela proteção dos direitos das mulheres.
O encontro faz parte das ações de conscientização e incentivo a políticas de igualdade promovidas pela Assembleia Legislativa do Paraná. A Casa de Leis firmou termo de compromisso em novembro de 2025 como primeiro passo para obter o selo do Instituto Nós por Elas/ABNT, reforçando o compromisso do legislativo paranaense com a defesa da dignidade e da segurança das mulheres


