Defesa Civil de Pinhais orienta sobre prevenção contra tempestades, vendavais e tornados
Com a intensificação dos eventos climáticos por todo o Brasil e, em especial, na Região Sul, a Defesa Civil de Pinhais orienta a população para medidas de prevenção e segurança. Agir antes, durante e após esses eventos pode salvar vidas e minimizar danos.
A informação é o melhor fator de prevenção:
– As previsões meteorológicas indicam a região que tem potencial para acontecer um fenômeno atmosférico: tempestades, vendavais e tornados. Então, fique atento às informações que são divulgadas pelas redes de comunicação como rádio e TV.
– Para receber alertas da Defesa Civil, envie um SMS com o seu CEP para o número 40199, ou cadastre-se via WhatsApp no número (61) 20344611.
Quais as medidas preventivas devemos tomar?
– Reforçar a estrutura da residência, principalmente o telhado, revise o madeiramento de apoio do telhado e a amarração das telhas e coberturas;
– Mantenha as árvores do seu quintal sadias e podadas, para diminuir o risco de queda de galhos.
O que fazer no primeiro sinal de vento forte, granizo, descarga elétrica e tornados?
– Procure um lugar seguro, abrigado, uma edificação de alvenaria;
– Não permaneça em local aberto, descampado, pois você pode ser atingido por objetos arremessados pelo vento, e estará sujeito à atrair raios;
– Não se abrigue embaixo de árvores, outdoor, toldos e próximo a postes da rede elétrica;
– Em casa, seja térrea ou apartamentos: feche as portas e janelas, desligue a energia elétrica, desligue o registro de gás, retire os objetos de varandas e janelas e procure o cômodo mais seguro da residência. Não se exponha indo na janela filmar, porque tem grande possibilidade de ser atingido por qualquer objeto.
Se você for surpreendido por um tornado quando estiver fora de casa:
– Afaste-se de árvores, postes de rede elétrica e muros, se estiver de carro saia do veículo imediatamente, procure uma depressão do terreno (lugar mais baixo) ou uma vala e deite-se até passar o fenômeno.
– Após a passagem de um evento climático:
– Verifique se tem pessoas feridas no local, as condições de segurança (risco de desabamento, fiação energizada e queda de árvores);
– Se necessário, acione os órgãos competentes: Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Copel e Guarda Municipal.
Telefones
Defesa Civil: (41) 3912-5153
Bombeiros: 193
Guarda Municipal: 153
Copel: 0800 51 00 116


