Jovem de Pinhais é campeão nacional de Pokémon
O pequeno Kauan Arantes Stachuk Jacinto, de apenas 10 anos, está colocando a cidade de Pinhais no mapa mundial dos jogos de cartas. Estudante da Escola Municipal Poty Lazzarotto, onde cursa o 4º ano em educação integral, o menino coleciona não apenas cartas, mas também títulos e conquistas expressivas no Pokémon TCG. Nesta sexta-feira, 7 de novembro, o campeão e sua família foram recebidos no gabinete da prefeita Rosa Maria para uma homenagem pelos seus feitos.
A trajetória de sucesso de Kauan ganhou destaque internacional. Em maio deste ano, ele subiu ao pódio no Campeonato Regional do Chile, conquistando o terceiro lugar. Mas a vitória mais recente veio em solo brasileiro: nos dias 11 e 12 de outubro, Kauan sagrou-se Campeão do Regional de Belo Horizonte, um dos torneios mais importantes do circuito.
O interesse pelo jogo veio de casa. Kauan começou a colecionar cartas com o pai, João Luiz Jacinto, que sempre foi fã de Pokémon. O hobby despertou no menino a vontade de competir. “Foi indo, começou a aprender”, conta a mãe, Camila Stachuk. O primeiro resultado significativo veio no Regional do Rio de Janeiro, onde ele terminou em nono lugar. “Foi aí que vimos que realmente ele tinha potencial”, lembra Camila.
Foi também nessa época que a família recebeu uma proposta de patrocínio da empresa Tuzzy Sports, de São Paulo, que apoia atletas de Pokémon TCG, FIFA e Pokémon Go. “Esse apoio nos ajudou muito na questão de viagens e hospedagens”, relata a mãe.
A conquista em Belo Horizonte rendeu ao jovem mestre Pokémon um prêmio extraordinário: uma viagem com tudo pago para o Japão, custeada pelo próprio patrocínio. “Para nós, tem sido muito bom tudo isso, porque acabamos conhecendo lugares e culturas diferentes”, comemora Camila.
A rotina de Kauan é de dedicação. Após o período integral na escola, ele chega em casa, se alimenta, toma banho e se dedica a cerca de duas horas de treino diário com o pai. Para manter o contato com outros jogadores, a família também frequenta lojas especializadas em Curitiba e, às vezes, se desloca para Ponta Grossa e Joinville.
A família destaca o apoio fundamental da escola no desenvolvimento do Kauan. “A escola nos ajuda muito, eles sempre dão apoio e incentivam pra ele continuar”, afirma a mãe. Moradores do bairro Atuba, em Pinhais, desde que nasceram, os pais sempre utilizaram a rede pública de ensino. Kauan iniciou sua vida escolar no Cmei Vó Margarida. “Sempre gostamos da estrutura das unidades de ensino em que ele estudou. Tenho uma filha também que sempre estudou no município”, finaliza Camila.


