Projeto de Educação Alimentar de Piraquara conquista premiação do Ministério da Educação

Por Redação 4 min de leitura

Já parou para pensar em quantos benefícios uma refeição em companhia pode trazer? Os estudantes da Escola Municipal Dona Julia Wanderley sim! Eles descobriram que esse simples ato pode proporcionar o compartilhamento de experiências, o desenvolvimento de habilidades sociais, o incentivo a hábitos alimentares saudáveis, a redução do estresse alimentar, além de estimular a comunicação, o aprendizado sobre novos pratos e culturas e promover um ambiente mais positivo.

A experiência foi inscrita na 6ª Jornada de Educação Alimentar e Nutricional, promovida pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A atividade envolveu estudantes do Ensino Fundamental I e teve como tema “Comer em companhia, com prazer e atenção”, com o objetivo de ressaltar a importância de realizar as refeições junto de familiares e colegas, compreendendo os benefícios da comensalidade e do ato de comer com prazer e atenção.

Por meio de atividades em sala de aula, reflexões, observações sobre as refeições servidas na escola, pesquisas, exposições de resultados e momentos de preparo e consumo coletivo, a Escola Municipal Dona Julia Wanderley destacou-se entre mais de 2 mil escolas inscritas em todo o país. O projeto foi uma das 20 iniciativas premiadas, entre as 1.712 atividades de Educação Alimentar e Nutricional desenvolvidas em diferentes municípios e estados brasileiros.

Nos dias 30 e 31 de outubro de 2025, durante evento realizado em Foz do Iguaçu, os servidores responsáveis pelas ações com os estudantes receberam a premiação no valor de R$ 10 mil, destinada a investir em novas atividades e projetos voltados à Educação Alimentar e Nutricional. A experiência do município também foi publicada no livro “Melhores Relatos da 6ª edição da Jornada de EAN”, lançado pelo FNDE.

PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS NA ELABORAÇÃO:

Amanda Sedlmaier – Nutricionista do Departamento de Nutrição Escolar à época:

Atuou no apoio à divulgação do edital, na organização de reuniões de alinhamento com a equipe escolar e no planejamento das compras e do envio dos ingredientes necessários para a execução das atividades. Elaborou o livro de receitas utilizado nos planos de aula, realizou a revisão e a formatação dos textos encaminhados ao FNDE e foi responsável pela alimentação da plataforma da Jornada.

Bruna Cordeiro Charello da Rocha – Professora de Ciências e responsável pelo Projeto “Da Escola para a Mesa: As Potencialidades do Povo Camponês” à época:

Elaborou planejamentos pedagógicos alinhados às temáticas da 6ª Jornada de Alimentação Escolar, trabalhando com os alunos os objetivos da Jornada e relacionando-os à importância da alimentação saudável, bem como à vivência no Jardim de Alimentos da escola. Executou as atividades com as crianças, elaborou relatórios e registrou fotograficamente as ações desenvolvidas.

Bruna Yasmin de Freitas Pires – Coordenadora Pedagógica da escola à época:

Responsável pela articulação e acompanhamento junto à direção escolar e à professora na elaboração dos planejamentos temáticos, na execução das atividades com as crianças e no monitoramento do processo de aprendizagem. Contribuiu também na elaboração dos relatórios e no envio das informações à nutricionista responsável.

José Diego Romano – Diretor da Escola do Campo Dona Júlia Wanderley:

Realizou articulação com o Departamento de Nutrição e com toda a equipe escolar, acompanhando e incentivando a construção do planejamento alinhado às temáticas da Jornada, relacionando-as à perspectiva da Educação do Campo. Prestou apoio à coordenação e à professora na organização da escola, bem como na aquisição de materiais e insumos necessários à realização das atividades.

Gostou? Compartilhe!