Alpinistas urbanos fazem a limpeza do obelisco da Praça 19 de Dezembro

Por Redação 2 min de leitura

O obelisco da Praça 19 de Dezembro, no Centro de Curitiba, está passando por uma limpeza realizada por alpinistas urbanos. A ação é uma parceria da Prefeitura de Curitiba com a Associação dos Condomínios Garantidos do Brasil (ACGB/Vida Urbana), entidade sem fins lucrativos, e a empresa Alpi Vertical, especializada na manutenção e reparo de fachadas com a utilização de cordas.

Os trabalhos começaram na quinta-feira (30/10), com os testes de amarração de cordas e verificação de itens de segurança. O processo durou cerca de 16 horas, sendo executadas durante a sexta-feira (31/10) e sábado (1/11).

Nos últimos seis anos, é a terceira vez que o monumento passa por uma limpeza. A primeira ocorreu em 2019, enquanto a segunda foi em 2022, por conta da instalação de um novo sistema de projetores de luz na praça.

O obelisco foi inaugurado em 1953, junto com a praça, como parte das comemorações do centenário da emancipação política do Paraná, durante o governo de Bento Munhoz da Rocha. Além disso, na época foram feitas várias obras públicas que mudaram a paisagem do Centro Cívico, transformando a região em uma esplanada que reúne os edifícios dos três Poderes.

Alpinistas urbanos fazem a limpeza do obelisco da Praça 19 de Dezembro

Um dos alpinistas urbanos responsável pela limpeza e dono da empresa Alpi Vertical, Matheus Momm, comentou sobre como funciona o processo para deixar o local com uma cara nova.

“A lavação consiste primeiro com a aplicação de hipoclorito no revestimento para dar uma quebra na sujeira e depois vem a aplicação do hidrojato. Por ser uma pedra muito porosa, ela acaba absorvendo fuligem e poluição do ar”, explica.

De autoria dos escultores Erbo Stenzel e Humberto Cozzo, o obelisco tem 44 metros de altura, o equivalente a um prédio de 15 andares. O acesso ao topo é feito a partir de escadas internas à construção. A praça também conta com um chafariz e um mural de pedras com duas faces, uma com um painel de Stenzel e outra com azulejos de Poty Lazzarotto.

A estátua do Homem Paranaense, popularmente conhecida como Homem Nu, foi inaugurada em 1955 e criada para ficar originalmente em frente ao Palácio Iguaçu. Posteriormente, o local recebeu a figura feminina que representa a Justiça, destinada a permanecer no Tribunal de Justiça do Estado do Paraná.

Gostou? Compartilhe!