8º Seminário Intermunicipal de Educação Infantil foi realizado em Pinhais

Por Redação 4 min de leitura

O tema debatido foi “Infâncias e territórios: pertencimento, escuta e afeto”. A iniciativa uniu a participação de 12 municípios e contou com transmissão pela internet.

Nesta sexta-feira (26), foi realizada a 8ª edição do Seminário Intermunicipal de Educação Infantil em Pinhais. Durante o evento, realizado no Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cenforpe), localizado no bairro Weissópolis, o tema debatido foi “Infâncias e territórios: pertencimento, escuta e afeto”. A iniciativa uniu a participação de 12 municípios e contou com transmissão pela internet.

Na cerimônia de abertura, a prefeita de Pinhais, Rosa Maria, ressaltou que em Pinhais a prioridade é cuidar da educação, especialmente a educação infantil, porque investir na infância é investir no futuro. “É um momento muito especial. Ao entrar aqui já me deparei com uma decoração maravilhosa, com a produção dos nossos artistas, dos nossos protagonistas”, comentou.

“É muito interessante ouvir todos falarem, professores e professoras de educação infantil. E hoje, com muito orgulho, com muita honra, nós construímos uma relação responsável, cuidadosa, e hoje temos o nosso plano de carreira, bem como a questão previdenciária, para chegarmos ao nível de professores e professoras de educação infantil. Isso é para nós um processo de avanço extraordinário. É o reconhecimento da profissão, do profissional de educação. Por isso, fico imensamente feliz por fazer parte desta história”, disse a prefeita se referindo à lei nº 2.887, de 4 de outubro de 2023, na qual o cargo de educador infantil passou a ser denominado professor de educação infantil, trazendo mais direitos e vantagens aos servidores que atuam na Rede Municipal de Ensino de Pinhais.

Para a secretária de Educação, Rosangela Batista, é importante ouvir as crianças e reconhecer a riqueza de suas vozes. “Nós cuidamos das joias preciosas do nosso município”, afirmou, ressaltando o trabalho incansável de pedagogos, diretores e professores. “Temos trabalhado muito pela educação infantil, somos um dos sete dos 399 municípios do Paraná a iniciar um plano para a primeira infância. O objetivo é planejar a cidade a partir do olhar da criança, considerando sua família e seu território”, destaca.

O secretário da Administração e da Previdência do Estado do Paraná e ex-prefeito de Pinhais, Luizão Goulart, parabenizou a todos os profissionais da educação infantil, ressaltando a importância desta fase para toda a trajetória educacional. “Para mim, é uma satisfação poder ter participado aqui em Pinhais, de uma gestão das mais bem avaliadas do Brasil e vejo que continuam mantendo a gestão de Pinhais no topo. Investimentos na educação são fundamentais, cuidar da educação das nossas crianças, alfabetizá-las, porque é daqui que se começa a qualidade de ensino que a gente vai ter no ensino fundamental, no ensino médio e no ensino técnico e superior”, afirma.

Também prestigiaram o evento, o vice-prefeito de Pinhais, Marcinho; a secretária municipal de Governo e interina de Administração, Ana Paula Cordeiro Mendes; a vereadora Professora Haline Siroti e o vereador Sargento Almeida. 

Estiveram representados, além de Pinhais, os municípios de Almirante Tamandaré, Campina Grande do Sul, Campo Largo, Colombo, Contenda, Doutor Ulysses, Guaraqueçaba, Lapa, Quitandinha, Rio Branco do Sul e São José dos Pinhais. 

O Seminário contou com a participação dos seguintes palestrantes e temas:

  • Severino Antonio e Katia Tavares. Tema: A escuta da infância e o educar/educar-se
  • Leila Oliveira. Tema: A observação no acompanhamento das aprendizagens dos bebês e das crianças pequenas
  • Arandi G. Bezerra Junior e Marcia Fernandes. Tema: Parâmetros de qualidade na educação infantil
  • Jucie Parreira e Robson Costa. Tema: Do Plano à Prática: escuta, afeto e pertencimento nos territórios da Primeira Infância.

Gostou? Compartilhe!