Projeto Veterinário Mirim leva conhecimento e sensibilização a 1172 alunos da Rede Municipal de Pinhais

A iniciativa promovida por meio da parceria entre as Secretarias Municipais de Meio Ambiente e de Educação de Pinhais continua a expandir suas ações de educação ambiental e guarda responsável de animais.
O Projeto Veterinário Mirim, uma iniciativa em parceria entre as Secretarias Municipais de Meio Ambiente (Semma) e de Educação (Semed) de Pinhais, continua a expandir suas ações de educação ambiental e guarda responsável de animais nas escolas do município. Entre os dias 11 de agosto e 11 de setembro, o projeto esteve presente em 19 Escolas Municipais, atendendo 44 turmas, levando conhecimento e sensibilização a 1172 alunos.
A iniciativa também visa engajar ativamente a comunidade, melhorando a disseminação de informações e orientações sobre saúde animal, ambiental e humana. A professora Liliane Azeredo Dias, da equipe de Educação Ambiental da Semma, é a responsável por ministrar as aulas, utilizando uma abordagem lúdica com bichinhos de pelúcia, um mini-hospital veterinário, maquetes e tubos de ensaio. “Por meio desses recursos, captamos a atenção das crianças e abordamos temas cruciais como os cuidados com os animais e a prevenção de doenças que podem afetar tanto os pets quanto a saúde humana”, ressalta Liliane.
O principal objetivo do Veterinário Mirim é sensibilizar e promover a educação em guarda responsável e os cuidados com os animais, conectando o tema à realidade dos estudantes e transformando-os em multiplicadores do conhecimento adquirido. Além disso, busca aliar a educação em saúde com a preservação do meio ambiente, despertando nas crianças o cuidado pelo bem-estar animal e o respeito no convívio com os animais, promovendo uma “saúde única” – a interconexão entre a saúde de humanos, animais e meio ambiente.
Histórico e abrangência do projeto
Iniciado em 2006 na Secretaria Municipal de Saúde, o Projeto Veterinário Mirim foi transferido para a Secretaria de Meio Ambiente em 2014. Em 2017, após pesquisa com professores e unidades de ensino, recebeu sua denominação atual. O projeto é realizado anualmente e tem sido aprimorado ao longo do tempo. Atualmente, atende turmas do segundo ano das unidades de ensino da rede municipal, incluindo a Escola Especial Elis de Fátima Zem, no bairro Maria Antonieta.