Da recepção à UTI: avançam as obras do Novo Hospital e Maternidade Municipal de Pinhais

Estrutura com mais de 14 mil metros quadrados terá atendimento 100% SUS, com 90 leitos, sendo 20 de UTI.
Avançam a passos largos as obras do Novo Hospital e Maternidade Municipal de Pinhais. O trabalho é intenso na edificação do equipamento de saúde, que terá 90 leitos, sendo 20 de UTI, e atendimento 100% SUS. No momento, já estão evoluídas a montagem dos postos de enfermagem, o piso nas recepções com manta especial nas enfermarias e UTIs, além das instalações de bate-macas (proteção nas paredes), tampos de pedra nos banheiros, estruturas em inox e o quebra-sol na fachada.
As evoluções da obra acontecem rápido, com o trabalho de diversas equipes que executam uma grande gama de serviços. Já estão concluídos ou em fase final itens de acabamento, pinturas, revestimentos de pisos e paredes, instalação de elevadores, montagem de dutos de ar condicionado, tubulações de combate a incêndio, forros, entre outros. Além disso, seguem em franco desenvolvimento as peças de marcenaria que irão compor os quartos, além de serviços de impermeabilização, instalações elétricas e hidráulicas, bem como as paredes e divisórias em drywall.
A construção é executada pelo Consórcio Saúde Pinhais Ltda, vencedor da licitação que regulamenta a concessão administrativa via Parceria Público-Privada (PPP) com a Prefeitura de Pinhais. A viabilização da obra e operação do hospital e maternidade tem o aporte de aproximadamente R$ 126 milhões em valores atualizados, provenientes de recursos próprios da prefeitura, por meio do programa de investimentos Avança Pinhais, e contrapartida do parceiro privado. A fiscalização e gestão ficará a cargo da Prefeitura de Pinhais, com apoio da Secretaria de Estado da Saúde para o custeio e manutenção.
Além dos 90 leitos gerais e de UTI, o Novo Hospital e Maternidade Municipal de Pinhais terá centro cirúrgico, incluindo salas obstétricas cirúrgicas, leitos de Recuperação Pós-Anestésica (RPA) e centro para a realização de partos normais. Também haverá um pronto socorro obstétrico e um ambulatório com obstetrícia e centro de especialidades, além de estrutura de apoio para exames como diagnóstico por imagem, tomografia, raio-X, endoscopia e colonoscopia.
Acompanhe todas as obras públicas no município pelo site, mídias sociais da prefeitura e Portal da Transparência.