Prefeitura de Pinhais lança formulário para mapear necessidades de famílias com crianças na 1ª infância

O objetivo é ouvir a população para compreender as demandas e aprimorar os serviços públicos voltados a essa faixa etária.
A Prefeitura de Pinhais deu início a uma importante iniciativa para a construção do Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI), com o lançamento de um formulário para o mapeamento das necessidades de famílias com crianças de 0 a 6 anos. O objetivo é ouvir pais, mães e responsáveis para compreender suas demandas e aprimorar os serviços públicos voltados a essa faixa etária.
O questionário, intitulado “Formulário de Mapeamento das Necessidades das Famílias com Crianças na Primeira Infância”, busca coletar informações que subsidiarão melhorias em áreas essenciais como saúde, educação, assistência social, lazer, moradia e alimentação. A participação no levantamento é voluntária e as respostas são confidenciais, garantindo a privacidade dos participantes.
A administração municipal ressalta a importância da colaboração da comunidade para a construção de uma cidade que ofereça serviços, programas e benefícios cada vez mais alinhados às necessidades das crianças. As informações coletadas serão fundamentais para a elaboração de políticas públicas eficazes e a implementação de ações que promovam o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância em Pinhais.
Comitê Intersetorial
No mês de junho, foi oficializada a criação do Comitê Municipal Intersetorial para elaboração do Plano pela Primeira Infância. O intuito é buscar assegurar os direitos das crianças por meio da formulação de políticas públicas e programas intersetoriais, com a colaboração de diferentes esferas governamentais e a participação da sociedade civil.
Neste contexto, o formulário é uma ferramenta eficaz para garantir a participação popular. Cabe destacar que o comitê interdisciplinar é responsável por identificar e abordar desafios de forma integrada, garantindo que as políticas atendam às diversas dimensões da primeira infância.
Serviço
O questionário estará disponível até o dia 28 de agosto no link: