As Engenharias e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS.

Por Redação 3 min de leitura

Contribuindo com ideias sustentáveis, Dra. Rosane Fontoura, falará nesta 4a feira, no dia 27 de agosto, no Banco de Ideias do IEP – Instituto de Engenharia do Paraná  

As engenharias desempenham um papel fundamental na construção de um futuro sustentável, contribuindo significativamente para o desenvolvimento sustentável nos eixos econômico, social e ambiental.

No âmbito econômico, a Engenharia de Recursos Hídricos (ODS 6) e a Engenharia de Energia promovem o saneamento e a geração de energia limpa (ODS 7) e renovável, reduzindo a dependência de fontes fósseis e mitigando os impactos do aquecimento global. Além disso, a Engenharia de Produção e a Engenharia de Computação contribuem para o aumento da produtividade e da eficiência, gerando empregos e estimulando o crescimento econômico (ODS 8). A Engenharia Civil constrói infraestruturas sustentáveis (ODS 9), como, pontes, equipamentos públicos com acessibilidades, escolas e hospitais nas cidades (ODS11).

As engenharias também têm um impacto social significativo, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. A Engenharia Civil, também deve atender às necessidades das comunidades vulneráveis na construção de moradias populares (ODS1). A Engenharia Agronômica do Futuro e a Engenharia de Alimentos são áreas fundamentais para garantir a segurança alimentar e a nutrição das pessoas (ODS2). Além disso, a Engenharia Biomédica e a Engenharia de Biotecnologia desenvolvem soluções inovadoras para melhorar a saúde e o bem-estar das pessoas (ODS3). É importante destacar a necessidade de aumentar a participação nas universidades do gênero feminino e da raça negra nas engenharias, atendendo os ODS 4 ODS 5, ODS 10 e ODS 18.

Por fim, as engenharias desempenham um papel fundamental na proteção do meio ambiente, como a Engenharia Ambiental desenvolve soluções para reduzir a poluição (ODS 12), a Engenharia de Materiais e a Engenharia Química devem desenvolver soluções inovadoras para reduzir as emissões de gazes e adaptação às Mudanças Climáticas (ODS 13). Além disso, a redução do impacto ambiental para a conservação da biodiversidade marinha e terrestre (ODS 14 e ODS 15) o que concretizará que as gerações futuras tenham suas necessidades atendidas.

A disseminadora dos ODS, Rosane Fontoura, falará nesta 4a feira, no dia 27 de agosto, no Banco de Ideias do IEP – Instituto de Engenharia do Paraná um rol de tendências que culminam nesse aperfeiçoamento de conhecimentos, habilidades e, principalmente, da mudança de atitude para o engajamento e as parcerias possíveis da Agenda 2030.(ODS 16 e ODS 17).

Gostou? Compartilhe!