Resposta rápida: menina Aurora chama a Prefeitura de Curitiba para consertar problema na rua onde mora

“Eu salvei o mundo”, disse a menina Aurora, de 7 anos, ao ver que o buraco em frente ao prédio onde mora na Rua Nilo Peçanha, no São Francisco, está sendo tapado pela Prefeitura de Curitiba. O chamado feito por ela e pela mãe, a ceramista Alessandra Kricheldorf, à Central 156, virou exemplo de participação e cuidado com a cidade.

A história começou na manhã de sexta-feira (11/7), quando as duas notaram algo diferente na rua, um buraco profundo aberto quase em frente ao condomínio onde moram. Rapidamente o susto virou atitude. Alessandra estacionou o carro, sinalizou o local com cones que tinha em casa e entrou em contato com a Prefeitura para registrar a ocorrência. Além do 156, ela acionou a Defesa Civil, no 199.

“Como cidadã, eu gostaria que alguém fizesse isso por mim, pela minha família. Então, fiz isso pensando nos outros cidadãos”, contou Alessandra, satisfeita com a resposta rápida da administração municipal.

Alessandra Kricheldorf, ceramista e mãe da Aurora.

Na mesma tarde, uma equipe do Departamento de Pontes e Drenagem da Secretaria Municipal de Obras Públicas esteve no local para avaliar o problema, isolar a área e planejar o conserto que começou na manhã de sábado (12/7) e será finalizado nesta terça-feira (15/7).

Aurora, testemunha e protagonista da história, conta com orgulho como foi a sua participação. 

“Eu primeiro vi tudo, daí saí do carro, falei para a moça, criei uma ideia e salvei o mundo. Eu sinto muito melhor agora”, disse Aurora, segurando nas mãos uma pelúcia de capivara. 

Aurora Kricheldorf, filha de Alessandra. 

Erosão na pista

Os trabalhos emergenciais no sistema de drenagem e no pavimento na Rua Nilo Peçanha começaram após a vistoria técnica que constatou que a erosão havia sido provocada pelo deslocamento de tubos antigos da galeria de águas pluviais. Por segurança, a rua foi interditada entre as ruas Roberto Barroso e David Carneiro, com acesso liberado aos moradores.

“A tubulação está sendo substituída por materiais mais modernos e reforçados”, explica Paulo Vitor Lucca, diretor do Departamento de Pontes e Drenagem da Smop. Após a atitude de mãe e filha, que transformaram susto em solução, Lucca reforça a importância da colaboração da população. “Quando o cidadão informa um problema pelo 156, como fez a Alessandra, conseguimos agir com mais agilidade. Esse é um exemplo de cidadania que faz toda a diferença” diz.

Enquanto a equipe de obras recupera o sistema de drenagem e o pavimento, Alessandra e Aurora comemoram o sentimento de dever cumprido.

“Fiquei muito satisfeita que a Prefeitura mandou várias equipes de diferentes áreas para avaliar e agir rápido, para a gente continuar nossa vida de forma segura”, diz Alessandra. por Cris Guancino / PMC.

Compartilhe este artigo!