Debate sobre políticas públicas para mulheres reúne 182 pessoas em Pinhais

A 3.ª Conferência Municipal de Políticas Públicas para Mulheres de Pinhais foi realizada na última segunda-feira (30) com um público de 182 pessoas, além de diversas autoridades e especialistas no tema. Com a temática “As mulheres, os territórios e as cidades”, o evento definiu uma série de sugestões de políticas públicas que vão ser levadas para debates no âmbito estadual e nacional. 

A conferência também serviu para renovar o compromisso da administração municipal com a defesa e promoção dos direitos pela igualdade de gênero. “Precisamos trabalhar com uma educação para a igualdade de gênero nas nossas escolas. Precisamos educar nossas meninas, nossos meninos. Precisamos diminuir essa violência estrutural que existe, que não é velada, é escancarada. Quero de verdade que este momento signifique para nós, mulheres, lideranças, a esperança de que as mulheres possam fazer suas escolhas. É só isso que as mulheres precisam”, afirmou a prefeita de Pinhais, Rosa Maria.

Para além do público presente no encontro, a prefeita convidou os participantes a propagarem a defesa dos direitos das mulheres. “Aqui estamos falando para pessoas que já sabem fazer essa defesa. O que precisaremos é extrapolar para os rincões, onde ainda há necessidade de nós falarmos sobre esses direitos e sobre a necessidade de cada vez mais ocuparmos os espaços de decisões de poder enquanto mulheres”, defendeu. 

A secretária estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, enviou um vídeo com mensagem aos participantes. Participaram da mesa de abertura dos trabalhos as deputadas estaduais Marli Paulino e Marcia Huçulak; o vice-prefeito Marcinho, a secretária Municipal de Assistência Social, Andrea Franceschini; a vereadora Professora Haline; a presidente do Conselho Municipal da Mulher, Eunice Ângela Rosa Rufino, e a superintendente da Mulher de Pinhais, Angelita Cristina Werneck. 

Também estiveram presentes a controladora geral do município, Keren Letícia Sales Pereira; as secretárias de Governo, Ana Paula Cordeiro Mendes, de Saúde, Adriane da Silva Jorge Carvalho, e de Educação, Rosângela Batista Duarte; as vereadoras Jane Carteira e Miss Preta; os vereadores Amarildo Amaral e Sargento Almeida; o presidente do Conselho da Juventude de Pinhais, Fabrício Soares; o presidente do sindicato dos servidores públicos de Pinhais, Murilo de Araújo; a presidente do Lions Clube, Carla Menghini; e a coordenadora de Meio Ambiente do Lions Clube; Eliane Montemezzo.

Eixos temáticos

A pesquisadora em Educação Integral, Educação e Desigualdade Social, Educação e Gênero Kelly Rossa proferiu a palestra magna, a respeito do tema da conferência. Os participantes também apreciaram apresentações de canto de Cinthia Melo e de teatro de Sirley Machado Maciel. 

À tarde, o público participante foi dividido em seis grupos para debater cada um dos eixos temáticos: Democracia, Participação e Governança das Mulheres; Trabalho, Equidade Salarial e Autonomia Econômica; Territórios Livres de Violência e Qualificação das Redes de Atenção à Mulher; Direito ao Território e Sustentabilidade; Educação Não Sexista e Cultura para Igualdade; e Saúde Integral e Bem-Estar da Mulher. 

A plenária também elegeu as delegadas que vão representar Pinhais na 5.ª Conferência Estadual dos Direitos da Mulher do Paraná, que será realizada em Foz do Iguaçu entre 5 e 7 de agosto. 

Compartilhe este artigo!