-
Anuncie: (41) 99774-0190
Projeto Turismo nas Escolas leva alunos da rede municipal para atrativos de Pinhais

Passear com colegas de turma pelos atrativos turísticos de Pinhais e conhecer a importância deles para o desenvolvimento socioeconômico e cultural da cidade. Essa oportunidade está sendo levada aos alunos dos terceiros anos do Ensino Fundamental das escolas municipais, dentro do projeto Turismo nas Escolas.
A iniciativa é da Prefeitura de Pinhais, como forma de fomentar o setor turístico da cidade ao mesmo tempo em que proporciona conteúdo interdisciplinar adequado aos alunos. O projeto tem como propósito incentivar o engajamento dos alunos, professores e comunidade local em atividades que explorem os diversos aspectos do turismo, promovendo novas descobertas e reflexões sobre suas dimensões econômicas, ambientais e socioculturais.
“É importante para que as crianças se sintam pertencentes e tenham orgulho da cidade onde elas vivem e para que levem esse conhecimento para casa, para que as famílias tenham a curiosidade de participar também das rotas turísticas, dos nossos eventos e conhecer a cidade”, explica Fabiana Moraes Miguel, diretora do Departamento de Turismo, vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semde).
Os primeiros passeios com os alunos começaram dia 2 de junho, e seguem ao longo do ano. O passeio é feito no ônibus da Linha Turismo Pinhais e conduzido pela guia Kaohana Andrade. Segundo Kaohana, a proposta é levar as crianças para espaços diferentes da cidade, de acordo com a disponibilidade e o conteúdo ministrado nas escolas.
No primeiro passeio do projeto, as crianças puderam contemplar a vista a partir do Mirante da Serra no Parque das Águas, onde Kaohana contou sobre o Macuquinho-da-várzea, ave símbolo de Pinhais. No Centro de Educação Ambiental do Horto Municipal, os alunos participaram de ações de conscientização referentes à Semana do Meio Ambiente, conheceram a estufa, o relógio do corpo humano, o labirinto em forma de pinheiro com representação dos biomas brasileiros e continentais, e a Usina Fotovoltaica.
Capacitação para professores
Para a professora Kathia Ribeiro dos Santos, da Escola Municipal Antônio Andrade, os alunos têm um grande aproveitamento com aulas de campo desse tipo. “Eles têm que crescer pensando nesse cuidado com a cidade onde moram. Foi um privilégio ter essa chance”, disse. Antes mesmo do passeio, as crianças entregaram à guia Kaohana um caderno com desenhos sobre a rota turística.
O Turismo nas Escolas contou com uma fase anterior, de formação pedagógica com as professoras das turmas envolvidas. No início de maio, a Prefeitura de Pinhais iniciou os passeios com as docentes, como forma de integrar os conteúdos ministrados e permitir o melhor aproveitamento pedagógico. “Foi muito interessante aprender sobre esses pontos turísticos e poder passar isso para as crianças, eu acho que não tem preço. Apresentei diante do Google Maps alguns locais, mas não é igual a vivenciar isso pessoalmente”, acrescentou.
Como forma de fixação do conteúdo, o projeto prevê ainda a distribuição da Cartilha Turismo nas Escolas, com mapa dos bairros e atrativos turísticos de Pinhais, além de atividades para realização em sala de aula.