-
Anuncie: (41) 99774-0190
Exposição sobre patrimônio cultural de Pinhais abriu ao público na sexta (6)

A segunda edição do projeto Patrimônio Vivo, que valoriza a cultura popular paranaense, traz a Pinhais uma exposição com obras que resgatam práticas culturais da cidade. A mostra, com entrada gratuita, abriu na sexta-feira (6) na sede da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Semel). As obras foram desenvolvidas em oficinas abertas aos moradores de Pinhais realizadas no início de maio.
Os 32 itens expostos abordam temas como gastronomia, histórias e lendas da cidade, capoeira e outras práticas culturais, por meio de fotos e textos. Ao término da exibição, todo o material será doado para a Prefeitura Municipal de Pinhais.
A cultura popular de Pinhais é celebrada na exposição com peças que retratam desde a formação da cidade, como a história da Cerâmica Pinhais, inaugurada em 1898, até a recente imigração venezuelana e suas tradições gastronômicas. A culinária local também é homenageada com conteúdos que falam de uma curiosa receita de sonho salgado, recheado com feijão, ou do feitio do conhecido doce cueca-virada. A Capoeira Angola, que, junto com mestres locais desta dança e tradição afro-brasileira, recebe um tributo em outro dos painéis da exposição.
Outro destaque da mostra é a temática que investiga lendas e segredos de Pinhais, com referências a tesouros encantados, que envolvem até o poeta Emiliano Pernetta, e a Bica d’Água da Vila Amélia, que ainda hoje a população conta verter líquidos milagrosos.
A fé também é tema do culto a Nossa Senhora da Boa Esperança, que tem seu ápice na procissão de mesmo nome, muito marcante na religiosidade local. Brincadeiras tradicionais como soltar pipa, pular amarelinha e brincar de esconde-esconde também foram registradas na exposição.
Região Metropolitana
Além de Pinhais, a segunda edição do Projeto Patrimônio Vivo realizou oficinas de pesquisa em São José dos Pinhais e Piraquara. Estas cidades recebem suas respectivas exposições, sempre focadas em conteúdos locais levantados nas oficinas, nos próximos dias: 13 de junho em São José dos Pinhais e 18 de junho em Piraquara.
O projeto Patrimônio Vivo é realizado pela produtora Olaria Cultural, e conta com o apoio da Copel. Este projeto, aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice), da Secretaria de Estado da Cultura Paraná, foi organizado pelas pesquisadoras Lia Marchi e Carol Mira.
Serviço
Exposição do Projeto 2.º Patrimônio Vivo em Pinhais
Abertura: sexta-feira (6), às 18h
Visitação: até 26 de junho, de segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 19h
Local: Semel, Rua Vinte e Dois de Abril, 305, Centro