IEP reúne especialistas e entusiastas no 2º Seminário “A Química da Cerveja: O Saber e o Sabor”

O Instituto de Engenharia do Paraná (IEP) promoveu nesta quinta-feira o 2º Seminário “A Química da Cerveja: O Saber e o Sabor”, reunindo especialistas renomados e um público entusiasmado em seu Centro de Eventos, além de transmissão ao vivo pelo YouTube. A iniciativa, organizada pela Câmara Técnica de Processos e Tecnologia Química em parceria com a Diretoria de Apoio Sociocultural, destacou as interseções entre ciência, técnica e cultura na produção e apreciação da cerveja artesanal.

“A realização do 2º Seminário ‘A Química da Cerveja: O Saber e o Sabor’ reafirma o compromisso do IEP em conectar a engenharia às múltiplas expressões do conhecimento, promovendo inovação, atualização e integração entre saberes técnicos e experiências sensoriais — marcas registradas da gestão atual que busca constantemente ampliar horizontes e valorizar a interdisciplinaridade”, resume o Presidente, Eng. Eletricista Nelson Luiz Gomez.

“Com palestras de altíssimo nível que superaram expectativas, intensa interação entre participantes, palestrantes e mestres cervejeiros, além do apoio essencial das cervejarias, expositores e de toda a equipe — incluindo a Presidência atual e anterior — o Seminário consagrou-se como um verdadeiro sucesso, deixando um legado de conhecimento, união e excelência. Parabéns a todos os envolvidos!”, diz Hugo Weber Jr, idealizador e produtor do Seminário.

O evento contou com palestras do Prof. Dr. Alfredo Muxel (UFSC), autor do livro Química da Cerveja, que apresentou “A Química da Cerveja II”, seguida de uma degustação de rótulos artesanais e troca de experiências com mestres cervejeiros expositores. Também, a abordagem sobre a importância do lúpulo, na palestra “O Lúpulo – Características, sabores e processos químicos e físicos”, efetuada pelo Prof. Duan Ceola (Escola Superior de Cerveja e Malte). À tarde, o Engenheiro Agrônomo Felipe Francisco, pioneiro no cultivo de lúpulo no Brasil, compartilhou sua experiência no tema “A produção do Lúpulo – da terra ao copo”, enfatizando os desafios e inovações na cadeia produtiva nacional. Encerrando o seminário, a sommelière Eti Meira apresentou a palestra “Harmonização de Cervejas com Comidas”, abordando os princípios da harmonização e sua relação com a história da alimentação e os perfis sensoriais das cervejas.

Assista ao evento completo aqui ou pelo Canal do IEP no YouTube:

Compartilhe este artigo!