-
Anuncie: (41) 99774-0190
Jogos Paradesportivos abrem calendário oficial em 2025 com mais de mil participantes

Foto: SEES
A primeira etapa da competição acontecerá entre 24 e 27 de abril, em Foz do Iguaçu, no Oeste do Estado. Antes disso, nesta quarta-feira (23), foi realizada a Classificação Funcional, que define as categorias específicas em que os atletas irão competir, conforme suas condições físicas e funcionais, garantindo a igualdade na competição.
Os Jogos Paradesportivos do Paraná abrem nesta quinta-feira (24) oficialmente o calendário esportivo de 2025 do Governo do Estado. A primeira etapa da competição acontecerá entre 24 e 27 de abril, em Foz do Iguaçu, no Oeste do Estado. Antes disso, foi realizada nesta quarta-feira (23) a Classificação Funcional, que define as categorias específicas em que os atletas irão competir, conforme suas condições físicas e funcionais, garantindo a igualdade na competição.
Organizado pela Secretaria do Esporte (SEES), o evento é o primeiro grande encontro dos Jogos Oficiais do Paraná promovidos pelo Estado, com foco na valorização e inclusão de atletas com deficiência. Ao todo, participam mais de mil pessoas, entre atletas e membros de comissão técnica, representando 51 municípios paranaenses.
A etapa reúne um total de 1.076 inscritos, sendo 673 atletas. Eles se dividem em 192 equipes que competirão em 14 modalidades: badminton, basquetebol em cadeira de rodas, ciclismo, futsal para deficientes físicos, futsal para deficientes intelectuais, futsal para surdos, goalball, golf 7 para deficientes físicos, golf 7 para deficientes intelectuais, rugby, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, voleibol sentado e xadrez.
Esta é a primeira de duas etapas previstas para os Jogos Paradesportivos em 2025. A segunda fase está programada para acontecer entre 15 e 18 de maio, também em Foz do Iguaçu.
O secretário estadual do Esporte, Helio Wirbiski, destaca a importância do evento para o fortalecimento do paradesporto no Estado, ao afirmar que Foz do Iguaçu se consolida como uma cidade símbolo do esporte inclusivo no Paraná. “A cada edição, vemos o crescimento do paradesporto e do envolvimento dos municípios. Quando começamos essa gestão, um dos pedidos do governador foi que o Paraná se tornasse referência na área do paradesporto”, disse.
Segundo o diretor de Esportes da Secretaria, Cristiano Del Rei, o Governo do Paraná vem melhorando ao longo dos anos cada vez mais os serviços e atendimento aos participantes dos Jogos Paradesportivos do Paraná. “Estamos evoluindo nossa relação com as Federações Paradesportivas Especializadas, trazendo árbitros cada vez melhores e mais capacitados para o evento, bem como colocando todas as delegações em hotéis com pensão completa, diminuindo o volume de deslocamentos dos participantes para suas refeições, oferecendo mais conforto, tranquilidade e melhor atendimento para cada participante”, afirmou.
MAIS INFORMAÇÕES – Documentos oficiais, resultados, boletins, classificação final e outras informações sobre os Jogos Paradesportivos do Paraná estão disponíveis no site da Secretaria de Estado do Esporte.