Pinhais tem 2 projetos vencedores do Prêmio Gestor Público Paraná

No último dia 14, a Comissão Julgadora do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) concluiu as etapas de avaliação da 12ª edição da premiação. Entre as 186 iniciativas homologadas, provenientes de 62 municípios, 38 projetos foram premiados, destacando e reconhecendo o trabalho realizado em diversas cidades.

Criado em 2013, o Prêmio Gestor Público Paraná é uma iniciativa do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná que visa incentivar e premiar boas práticas da gestão pública municipal. Ao longo destes 11 anos, o PGP-PR se consolidou como uma das mais importantes premiações do Brasil neste segmento, com projetos que hoje servem de inspiração para gestores públicos de todo o país. Os projetos de Pinhais premiados neste ano, foram Arborização Urbana: caracterização de todas as árvores das vias públicas com o uso de ferramentas digitais e Histórias que incluem. Pinhais não é a cidade mais sustentável do Brasil à toa. Com ações em diversas áreas que englobam o tema da sustentabilidade, o município, por meio do Programa de Arborização Municipal e do Projeto Reflorescer, plantou 696 árvores só em 2024. Desse total, 498 foram por intermédio do projeto Reflorescer em Pinhais e outras 198 reposições.

Vale destacar a necessidade de conscientização da sociedade da importância da arborização urbana. Ela promove uma melhor qualidade de vida, melhoria da qualidade climática, trazendo maior umidade, isolamento térmico e acústico, resultando em ar mais fresco e menos poluído. O contato com a natureza também ajuda a diminuir o estresse e a ansiedade.

PROJETO REFLORESCER

O Projeto surgiu para suprir a necessidade de arborização no município de Pinhais. Em setembro de 2017, o projeto teve como foco o plantio de espécies nativas frutíferas em praças e na rede de ensino do município. Em 2018 foi expandido para o plantio nos parques lineares e outras áreas públicas, tendo a parceria de diversas entidades como, por exemplo: grupo de idosos do Centro de Convivência do Idoso (CCI), grupo de hipertensos das Unidades de Saúde, escolas públicas e particulares, associações de bairros, Lions, Rotary, grupo de escoteiros, entre outros.

HISTÓRIAS QUE INCLUEM

Compreendendo a importância da inclusão para a sociedade em geral e entendendo a responsabilidade da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, no aperfeiçoamento de um serviço equânime a SEMEL entende que levantando as possíveis necessidades, respeitando o público recebido, independente de quais sejam suas dificuldades ou idades e preparando os servidores é possível potencializar o atendimento cada vez mais qualitativo à comunidade.

Neste sentido, criou-se em 2022 o projeto Histórias que Incluem que tem como objetivo incluir com protagonismo a participação das pessoas com deficiência e neuroatípicas, bem como suas famílias.

Com edição bimestral, o Histórias que Incluem já ganhou uma grande adesão da população, já foram 11 edições, sendo pensado várias inovações para cada uma. São desenvolvidas atividades recreativas, culturais e de lazer, planejadas e adaptadas às necessidades específicas dos participantes, como: apresentações culturais, lanche, brinquedos inclusivos, cama-elástica, hora do conto, pinturas, camarim de transformação, atividades sensoriais, realidade virtual, tênis de mesa, espaço jovem, dentre outras.

O evento é destinado às famílias Atípicas (PCD, Autismo, TDAH, AHSD, T21 e demais condições específicas) e para participação o público interessado deverá preencher o formulário no site, com limite de inscrições.

Informações pelo WhatsApp (41) 99234-3574 Formulário de inscrição:

Formulário de inscrição: https://docs.google.com/forms/d/1q3YeEgzNR6xl0dc5HHNxbgPdvwgJC73urSCltH8xH2Y/viewform

SERVIÇO
DATA: 31 de agosto de 2024
HORÁRIO: 14h às 16h30
LOCAL: Poliesportivo Tancredo de Almeida Neves

Compartilhe este artigo!