Lançado oficialmente o Instituto Barão do Serro Azul

O lançamento oficial do Instituto do Barão do Serro Azul (Ibasa) marcou a comemoração de aniversário de nascimento de Ildefonso Pereira Correia, detentor de título homônimo, fundador da Associação Comercial do Paraná (ACP). A solenidade aconteceu na sede da entidade, na noite de terça-feira (06/08), data de nascimento do Barão, e contou com palestra do historiador Rogério Bealpino sobre a trajetória de vida do homenageado.

Iniciando sua fala, o Presidente da ACP, Antonio Gilberto Deggerone lembrou da famosa frase do Barão, que representa um verdadeiro legado. “De nada adiantaria a iniciativa de alguns se não fosse a união de muitos. É com este espírito que mantemos acesa a sua vontade de fazer a diferença com o Instituto Barão do Serro Azul, que hoje apresentamos aqui. Agradeço ao grande amigo e meu antecessor, Camilo Turmina, pela sensibilidade na criação deste Instituto”, disse.

Ainda na ocasião, Deggerone anunciou que a ACP e o Ibasa vão presentear Curitiba com um mural com o retrato do Barão, que será instalado na esquina da rua Presidente Faria com a Rua 15 de Novembro, onde está localizada a sede da ACP.

O Instituto

O Ibasa nasce com a missão de promover a inclusão social, o empreendedorismo e a educação visando o desenvolvimento integral das pessoas e da comunidade onde atua. Mesmo antes do lançamento oficial, o Instituto já desenvolve atividades, como a inclusão da ACP no programa Linhas do Conhecimento da Secretaria Municipal de Educação de Curitiba, e o apoio ao projeto Reciclajuda voltado para os catadores de recicláveis (hoje chamados de agente de sustentabilidade), entre outros projetos para crianças e idosos.

O vice-presidente do Instituto, Jorge Carvalho de Oliveira Junior, destacou o trabalho voluntário e sinérgico da equipe que atua na instituição. “O Ibasa vem com a missão de preservar a memória do Barão Serro Azul, um homem que ajudou as pessoas, um abolicionista que comprava alforria dos escravos. Ele é lembrado até hoje pelas boas ações que fez. O Instituto quer manter esse espírito, ajudar as pessoas em situação de vulnerabilidade, com ações estratégicas de governança e sustentabilidade”, resumiu.

O Barão do Serro Azul

Durante a solenidade, o historiador Rogério Bealpino fez um breve relato sobre a trajetória do Barão, que, além de fundador da ACP, fundou o Clube Curitibano e a Impressora Paranaense. Também foi o maior exportador de erva-mate do mundo, líder, político, mediador e abolicionista, e contribuiu para formação de Curitiba e do Paraná. Bealpino contou algumas curiosidades, como a localização do Engenho Tibagi, de propriedade do Barão e um dos maiores engenhos de erva-mate do mundo, que ficava situado onde hoje se encontra a Pracinha do Batel.

Ildefonso Pereira Correia nasceu em Paranaguá (PR) em 6 de agosto de 1849 e foi assassinado em 20 de maio de 1894 em Morretes (PR). O filme “O Preço da Paz”, resgata a história do Barão que na época da Revolução Federalista negociou com os Maragatos, livrando Curitiba e seus moradores da violência do grupo. O filme está disponível na plataforma YouTube – clique aqui para assistir.

A solenidade contou com a presença do ex-presidente da Associação, Camilo Turmina; do vice-presidente do Ibasa Jorge Carvalho de Oliveira Junior; dos vereadores de Curitiba Indiara Barbosa e Serginho do Posto; da administradora da Regional Matriz Bruna Novak; do vice-governador do Rotary Distrito 4730 Sergio Belloto Junior; do superintendente da Ocepar, Nelson Costa, representando o presidente José Roberto Ricken; do diretor e produtor do filme “O Preço da Paz” Maurício Appel; do presidente do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) e vice-presidente da ACP Antoninho Caron; de Grasiela Pomini, representando Leandre Dal Ponte, secretária da Mulher e Igualdade Racial no Estado do Paraná; além de diretores, conselheiros da associação, entre outros.

Compartilhe este artigo!