Quase 700 árvores plantadas em 2024

Plantio no município segue o Plano Municipal de Arborização (PMA)

Pinhais não é a cidade mais sustentável do Brasil à toa. Com ações em diversas áreas que englobam o tema da sustentabilidade, o município, por meio do Programa de Arborização Municipal e do Projeto Reflorescer, plantou 696 árvores só em 2024. Desse total, 498 foram por intermédio do projeto Reflorescer em Pinhais e outras 198 reposições.

Vale destacar, sobretudo neste mês de junho, no qual é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), a necessidade de conscientização da sociedade da importância da arborização urbana. Ela promove uma melhor qualidade de vida, melhoria da qualidade climática, trazendo maior umidade, isolamento térmico e acústico, resultando em ar mais fresco e menos poluído. O contato com a natureza também ajuda a diminuir o estresse e a ansiedade.

Projeto Reflorescer em Pinhais

O Projeto surgiu para suprir a necessidade de arborização no município de Pinhais. Em setembro de 2017, o projeto teve como foco o plantio de espécies nativas frutíferas em praças e na rede de ensino do município.

Em 2018 foi expandido para o plantio nos parques lineares e outras áreas públicas, tendo a parceria de diversas entidades como, por exemplo: grupo de idosos do Centro de Convivência do Idoso (CCI), grupo de hipertensos das Unidades de Saúde, escolas públicas e particulares, associações de bairros, Lions, Rotary, grupo de escoteiros, entre outros.

Em 2019, o plantio ocorreu, em especial, nos dias de Mutirões de Educação Ambiental e Limpeza, em parceria com diversas instituições. De 2020 até agora, deu-se continuidade ao plantio nos parques lineares e também nas ruas em que as calçadas estão sendo revitalizadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop).

Compartilhe este artigo!