-
Anuncie: (41) 99774-0190
Assembleia Legislativa do Paraná recebe reivindicações de Paranavaí e região
Paranavaí, na região Noroeste do Estado, recebeu neste sábado (25) a 13ª sessão especial de interiorização da Assembleia Legislativa do Paraná. A mais recente edição da Assembleia Itinerante promoveu a interação entre deputados estaduais, representantes da sociedade civil organizada e a população. Realizado durante a 52° ExpoParanavaí, o evento resultou em uma série de reivindicações assinadas por prefeituras, câmara de vereadores, empresas, entidades de classe e associações da região. Os documentos foram recebidos pelo primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado Alexandre Curi (PSD), e pelos parlamentares que representam os municípios no Poder Legislativo.
As demandas foram entregues pelo vice-prefeito de Paranavaí, Pedro Baraldi, e pelo presidente da Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense e prefeito de Terra Rica, Júlio Leite. Como nas demais edições, a iniciativa da Assembleia Legislativa que aproxima o cidadão dos parlamentares deixa a região trazendo para o Poder Legislativo uma série de reivindicações, sugestões e propostas que visam melhorar a vida da população.
Também durante a solenidade, personalidades de destaque na sociedade receberam diplomas de menção honrosa confeccionados pelo Poder Legislativo. A sessão foi aberta com os presentes prestando um minuto de silêncio em homenagem às vítimas da calamidade pública por qual passa o Rio Grande do Sul.
O primeiro-secretário do Poder Legislativo, deputado Alexandre Curi (PSD), iniciou a solenidade relembrando a aprovação do projeto de lei complementar 6/2024, que acrescenta parágrafo à Lei complementar nº 154/2013, instituindo o Fundo Especial de Modernização da Assembleia Legislativa do Paraná. A alteração permite a transferência de recursos para entes federativos atingidos por calamidades públicas. A autorização visa colaborar com o enfrentamento da emergência causada pelas chuvas no Rio Grande Sul. “Após a aprovação da Lei, devolvemos ao governo do Estado R$ 2 milhões. Estes recursos serão destinados ao Rio Grande do Sul. É um excelente gesto dos deputados estaduais”, afirmou.
Curi comentou ainda que a Assembleia Itinerante mais uma vez cumpre seu papel. “Estamos pela primeira vez na região Noroeste com a Assembleia Itinerante, permitindo que a população possa trazer suas sugestões e principais demandas. Entendemos que a Assembleia precisava ficar mais próxima da população. Muitas pessoas não têm a oportunidade de ir até a capital. Então decidimos iniciar as visitas ao interior do Estado para que pudéssemos conversar com a população, ouvindo quem vive nas cidades. Aqui as pessoas sabem quais são as principais demandas. Esta contribuição é fundamental para que nós possamos voltar para a Assembleia e apresentar a solução para região. Esse é o nosso principal objetivo”, frisou.
Implantada pela atual gestão do parlamento, no ano passado a iniciativa foi realizada nas cidades Londrina, Maringá, Paranaguá, Castro, Santo Antônio da Platina, Fazenda Rio Grande, Ponta Grossa, Irati e Dois Vizinhos. Neste ano, além de Arapongas, Umuarama, Francisco Beltrão, Telêmaco Borba e novamente Londrina e Maringá receberam edições da Assembleia Itinerante.
Reivindicações
O vice-prefeito de Paranavaí, Pedro Baraldi, listou uma série de demandas importantes do município e da região. “Nossa região tem bastante demanda. Entregamos demandas importantes, como a área do turismo. Além disso, solicitamos pleitos para pavimentação de estradas. Contamos com o apoio de todos. Além disso, agradecemos este espaço da Assembleia. Que o Poder Legislativo esteja sempre participando da vida da cidade de Paranavaí”, disse.
As principais reivindicações recebidas pelo Legislativo na região envolvem obras de melhoria e investimentos na área da Infraestrutura, Educação e Turismo. Entre os pedidos estão a duplicação da rodovia entre Paranavaí e Nova Londrina; a construção de uma ponte em Porto São José sobre o Rio Paraná, ligando o Paraná ao Mato Grosso do Sul; e a pavimentação asfáltica entre municípios. Além disso, é solicitado crédito de taxa 0% para projetos de irrigação; o incentivo à industrialização na Região Noroeste; melhorias e mais qualidade nas redes da Copel; e a reativação da Agência da Receita Estadual, em Paranavaí.
Para a área da Saúde, os órgãos pedem a aquisição de equipamentos e materiais permanentes para unidades de saúde e unidades dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS); a destinação de ambulâncias e micro-ônibus de 28 lugares; a reforma e ampliação de unidades de básicas de saúde. As reivindicações foram entregues pela Prefeitura de Paranavaí, pela Câmara de Vereadores do município e pela Associação dos Municípios do Noroeste do Paraná (Amunpar).
Presenças
O secretário de Estado do Turismo e deputado estadual licenciado, Márcio Nunes, e o secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, também estiveram presentes na Assembleia Itinerante e saudaram os presentes. “Todos os deputados que estão aqui presentes e representam muito bem esta região. Além disso, podemos homenagear aquelas pessoas que fizeram muito pela região Noroeste do Paraná”, disse Márcio Nunes.
Participaram ainda da solenidade o vereador de Paranavaí, Leônidas Fávero, o presidente Sociedade Rural do Noroeste do Paraná, Mario Hélio Lourenço de Almeida Filho, o desembargador Fábio Franco, além de prefeitos, vereadores e lideranças políticas da região. “É uma alegria receber essa sessão especial em nossa cidade. É um orgulho muito grande para nós. Nosso agradecimento à Assembleia, porque muitas vezes a gente se sente muito longe de Curitiba e a presenças dos deputados aqui nos faz sentir bem perto do Parlamento”, destacou Fávero. “Este momento vai ficar gravado na memória da nossa região. Contamos aqui com a presença dos nossos deputados estaduais que, brilhantemente, lutam pelo nosso setor”, complementou Mário Hélio.