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Governador apresenta a representantes da ADIPR cenário macroeconômico do Estado
O encontro, que também teve como pauta o cenário econômico do Estado e da comunicação regional, aconteceu no Palácio Iguaçu. Ratinho Junior apresentou um panorama econômico, falou sobre investimentos, geração de empregos e promoção do turismo.
O governador Carlos Massa Ratinho Junior apresentou nesta-terça-feira (27) algumas das principais ações em andamento do Governo do Estado a representantes da Associação de Jornais e Portais do Paraná (ADIPR). O encontro, que também teve como pauta o cenário econômico do Estado e da comunicação regional, aconteceu no Palácio Iguaçu.
“Estamos vivendo um bom momento no Paraná, com ações de Estado com grande impacto para a população. Alguns exemplos são o programa Asfalto Novo, Vida Nova, que já investiu mais de R$ 600 milhões na pavimentação das pequenas cidades do Estado, ou o programa de concessões, que vai melhorar a infraestrutura de todas as regiões do Paraná”, afirmou o governador. Os seis lotes devem atrair mais de R$ 50 bilhões em investimentos nas rodovias.
De acordo com Ratinho Junior, estas medidas resultam em um ambiente de negócios favorável aos investimentos privados, que geram empregos, demandam insumos e movimentam cadeias produtivas.
“Isso se reflete em alguns números recentes, como o índice do Banco Central que mede a atividade econômica dos estados e que mostrou que o Paraná teve o maior crescimento do Brasil em 2023, com 7,8% de aumento. Outro exemplo é que alcançamos o menor índice de desemprego no Estado desde 2014, com 4,8% de desocupação, o que configura um cenário de pleno emprego”, complementou.
O governador elencou algumas áreas que têm se destacado, levando desenvolvimento para diferentes regiões do Estado. Uma delas é o turismo, que registrou crescimento de 10% no acumulado do ano de 2023 e teve a segunda maior alta do Brasil, atrás apenas do Mato Grosso, que cresceu 16,4%.
“O Paraná sempre olhava muito timidamente para o turismo. Agora, não. Estamos com uma atenção especial, dando a estrutura e a visibilidade para este setor se desenvolver. Ele envolve uma grande cadeia de serviços que é fundamental para o desenvolvimento de uma região. E temos excelentes resultados nas regiões que trabalham com turismo de natureza, turismo náutico e religioso. Além do sucesso que registramos no Litoral do Estado nesta temporada de verão”, disse Ratinho Junior.
A reunião também tratou sobre o cenário de momento do agronegócio, que registrou recordes de exportação no Estado em 2023, com 60 milhões de toneladas exportadas em 2023.
Ratinho Junior afirmou que tem buscado soluções para que os produtores locais tenham acesso a tecnologias que preservem as produções dos eventos climáticos e consigam se preservar em relação às oscilações de preço das commodities. “Estivemos recentemente em uma missão no Nebraska para ver soluções de irrigação por pivô central e estamos desenvolvendo formas de dar acesso dos produtores a estas tecnologias. Também estamos pensando em soluções em relação à armazenagem, para que o produtor possa trabalhar melhor com os preços”, afirmou.
DIÁLOGO – Para o presidente da ADIPR, Nery José Thomé, os resultados positivos são perceptíveis, com grandes investimentos por todo o Estado. “Hoje o Paraná é um celeiro de obras, tanto da iniciativa pública, quanto privada”, afirmou.
Thomé também destacou a abertura de diálogo que o setor tem com o Governo do Estado. “A indústria da comunicação emprega muita gente, movimenta uma porção importante da economia e é importante que hoje temos uma relação com muita transparência”, complementou.
O secretário de Comunicação, Cleber Mata, também enalteceu o papel dos jornais e portais do Paraná na comunicação dos avanços do Estado e na fiscalização do poder público. “A ADIPR e seus associados vem desempenhando um importante papel para a promoção da democracia e da cidadania no Paraná, nos ajudando a melhorar a cada dia”, disse.
PRESENÇAS – A reunião contou também com as presenças do chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega; do diretor-geral da Secretaria de Comunicação, Eduardo Pugnali; do diretor de Marketing da Secretaria de Comunicação, Willian Silva; do vice-presidente da ADIPR, Wilson Oliveira; e dos representantes dos seguintes jornais e portais: Juscelino Costa, do Diário dos Campos; Jedaias Belga, da Tribuna de Cianorte; Eduardo Carpinski, de O Comério; Ricardo Mitugi Takiguti, do PR Portais; Jadir Zimmermann, do portal Preto no Branco; Juliano Antoniolli, dos jornais O Paraná, Jornal Hoje e Tribuna Hoje; Sandro Carrilho, do Página Um News; Joice Fabrício, do Correio do Povo; Nicolás Mejía, da Folha de Londrina; Luis Eduardo Valêncio de Oliveira, do jornal O Presente; Deny Barbosa, do Jornal do Povo; João Rafael Garcia, do Maringá Post; Gebran Saad, da Folha do Litoral; Marcos Kuchinski, do Jornal de Pato Branco e do Jornal de Francisco Beltrão; Maurício Mosson, do Metrópole; Armando Manfroi, do Jornal do Oeste; Fabiana dos Santos Fabrício, do Extra Guarapuava; e Alceu Junior, da Folha Extra.