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Resultados da Pesquisa de Satisfação da Vigilância Sanitária demonstram aprovação dos usuários
Neste ano, projetos da área de saúde desenvolvidos pela Prefeitura de Pinhais ganharam destaque no Prêmio Band Cidades Excelentes. No pilar Saúde e Bemestar, Pinhais foi finalista nacional da premiação, alcançando a 2ª colocação, e na etapa estadual ficou em primeiro lugar.
Nesse contexto, entre os projetos apresentados pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Pinhais, esteve a Pesquisa de Satisfação da Vigilância Sanitária. “Com o intuito de verificar a percepção em relação aos serviços prestados, a Vigilância Sanitária (VISA) iniciou em 2019 uma inédita pesquisa para a avaliação do trabalho junto aos usuários que solicitam a renovação da licença sanitária”, explica Maria Thereza Johnsson Campos Vicentine, da Gerência de Vigilância Sanitária e Saúde do Trabalhador.
A pesquisa se dá por meio eletrônico e é anônima, sendo enviada para as empresas e cidadãos atendidos pela Vigilância Sanitária. “A pesquisa acontece mensalmente mediante o envio de formulário por e-mail. Para as questões fechadas, o usuário irá responder como: Ruim, Regular, Bom, Muito Bom, Ótimo. Já as perguntas abertas são registradas de forma espontânea. A pesquisa possui uma pergunta geral fechada, referente a avaliação sobre o serviço prestado pela Vigilância Sanitária e outra aberta, para registo de contribuições para a melhoria do serviço. As demais são distintas para as atividades de baixo e de alto risco sanitário, englobando questões como: avaliação do atendimento, tempo entre a solicitação da inspeção e a realização da mesma, uso de uniforme, conhecimentos técnicos, ética e cordialidade do fiscal”, explica Maria Thereza.
Na avaliação, considera-se como usuário satisfeito aquele que responde como muito bom e ótimo. Nas pesquisas de satisfação enviadas foram obtidos os resultados: 90,5% (muito bom e ótimo) de clientes satisfeitos de forma geral com o serviço prestado; 94% das empresas de baixo risco declararam estarem satisfeitas com o atendimento realizado pelo fiscal e 92% de alto risco demonstraram estarem satisfeitas.
Com relação ao tempo decorrido entre a solicitação e a realização da inspeção, 100% afirmaram ter ocorrido dentro do prazo (60 dias); referente ao uso de uniforme, 100% afirmaram que o fiscal estava uniformizado; para a ética e cordialidade do fiscal, 96% mostraram-se satisfeitos; quando questionados sobre o conhecimento técnico do fiscal, o índice foi de 92% de satisfação. “Nas perguntas abertas foram registrados diversos elogios. Com o índice de satisfação obtido e os elogios recebidos, percebemos que, de maneira geral, os usuários estão satisfeitos com o serviço prestado pela VISA”, conclui Maria Thereza.