-
Anuncie: (41) 99774-0190
Comunidade Mais Inteligente do Mundo: Greca recebe comitiva internacional que avalia ações de Curitiba para o prêmio
Curitiba é uma smart city (cidade inteligente) com ações inovadoras que melhoram a vida dos cidadãos a serem vistas ao vivo e em cores.
Para mostrar como a põe em prática essas iniciativas transformadoras e que classificaram a cidade para a fase final da disputa de Comunidade Mais Inteligente do Mundo em 2023, a cidade recebeu nos últimos dias 28 e 29, a visita técnica do Intelligent Community Forum (ICF – Fórum das Comunidades Inteligentes), na reta final do processo de avaliação ao prêmio disputado por outras seis finalistas.
Na manhã do último dia 28 o prefeito Rafael Greca recebeu, ao lado da primeira-dama, Margarita Sansone, o auditor do ICF Doug McCollough, que também é o especialista em smart cities. Greca apresentou alguns dos projetos curitibanos que colocaram a cidade em destaque como comunidade inteligente global. “Estamos muito honrados de estar entre as sete comunidades mais inteligentes do mundo. Essa indicação me intriga porque eu fico repensando o que é a inteligência. Agora resolveram dizer que a inteligência é artificial. Como adepto do logos [razão], digo que somos o bem que fazemos e que a inteligência é resultado dessa humanidade”, ressaltou o prefeito.
CASA ARRUMADA
No encontro, realizado no gabinete do prefeito na Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), Greca contextualizou a história da cidade e a junção de múltiplas etnias que se uniram para formar Curitiba.
Também ressaltou o trabalho realizado a partir de 2017 para reorganizar as contas públicas e voltar a realizar ações pioneiras e inovadoras no município, reforçando o DNA curitibano. “Com a casa arrumada, criei o Vale do Pinhão, o ecossistema de inovação curitibano, destacando a cultura de que se a inovação só vale se for um processo social”, disse.
O prefeito destacou as ações de Curitiba que colocam a energia solar como aposta para a sustentabilidade, como a Pirâmide Solar e os painéis fotovoltaicos instalados em pontos como o Palácio 29 de Março e em terminais de ônibus; os projetos de eletromobilidade no transporte público; as iniciativas de preservação do Meio Ambiente para incentivar reciclagem, como Ecocidadão, Família Folhas e Câmbio Verde; além da atenção com a segurança alimentar e nutricional da população, com o incentivo à agricultura familiar nas 148 hortas comunitárias e a Fazenda Urbana; o acesso à “comida de verdade” nos 47 Armazéns da Família e nas 2 mil refeições diárias gratuitas distribuídas pelo Mesa Solidária.
“Estou impressionado com o que já vi pela cidade até agora e digo que tenho de congratulá-lo, prefeito, por tudo que Curitiba tem feito. Represento uma instituição que enfatiza a inteligência comunitária. Acho que é por isso que Curitiba foi designada como uma das comunidades mais inteligentes três vezes: a inteligência tem a ver com esse olhar humano”, disse, Doug McCollough.